Buscar

Fernand Braudel foi o maior representante da segunda geração dos Annales. Sua obra se concentrou, principalmente, no desenvolvimento da noção de es...

Fernand Braudel foi o maior representante da segunda geração dos Annales. Sua obra se concentrou, principalmente, no desenvolvimento da noção de estrutura como parâmetro explicativo da história. Qual das opções a seguir sintetiza o impacto inicial da obra de Braudel?

Para compreender historicamente uma civilização, Braudel vinculou a noção de história total à articulação de diversos níveis de duração, atribuindo às estruturas as mais longas durações.
Os três níveis de duração de Braudel fizeram com que a história econômica mais uma vez perdesse espaço nas explicações históricas, homogeneizando a segunda geração a partir das explicações geo-históricas.
O estruturalismo braudeliano se afastou das noções de história problema, mas, com o desenvolvimento do conceito de longuíssima duração - a história quase imóvel -, aprofundou-se na história total, mantendo a tradição dos Annales.
Ao rejeitar a interdisciplinaridade dos Annales, Braudel se aproximou da geo-história marxista, assim fundamentando suas análises de história total sobre as estruturas econômicas e geográficas.
Adepto das estruturas políticas, Braudel desenvolveu uma metodologia em que um entrelaçamento das curtas durações fazia com que fosse possível elaborar noções sofisticadas de história total.
Para compreender historicamente uma civilização, Braudel vinculou a noção de história total à articulação de diversos níveis de duração, atribuindo às estruturas as mais longas durações.

Essa pergunta também está no material:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA23
3 pág.

Introdução ao Estudo da História Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que sintetiza o impacto inicial da obra de Braudel é: "Para compreender historicamente uma civilização, Braudel vinculou a noção de história total à articulação de diversos níveis de duração, atribuindo às estruturas as mais longas durações."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais