Buscar

Quais os fatores que aumentam, diminuem e os fatores inconclusivos para alteração do risco de câncer de mama nas mulheres? A neoplasia da mama é m...

Quais os fatores que aumentam, diminuem e os fatores inconclusivos para alteração do risco de câncer de mama nas mulheres?

A neoplasia da mama é mais incidente nas mulheres mundialmente e no Brasil.
Há fatores associados ao maior risco de câncer de mama, incluindo a idade, principalmente após a sexta década de vida, mulheres brancas, IMC mais alto e/ou ganho de peso na perimenopausa, alta estatura, patologias benignas na mama, tecido mamário denso, densidade mineral óssea, menarca precoce ou menopausa tardia e histórico familiar.
Fatores hormonais, como níveis altos de estrogênio endógeno, terapias hormonais na menopausa em mulheres sem histerectomia prévia e a resistência e insulina estão associados a maior incidência de câncer de mama.
As estratégias medicas e cirúrgicas de redução de risco, como a quimioprevenção com inibidores da aromatase ou tamoxifeno em mulheres pré/pós-menopausa, amamentação, atividade física, preda de peso, boa alimentação contendo um baixo teor de gordura em mulheres pós-menopausa, pois possui mecanismos que são capazes de reduzir os componentes da síndrome metabólica e estradiol.
Existem fatores associados a diminuição e ao aumento do câncer de mama, como uma dieta rica em frutas e vegetais, peixes e azeites, uso do álcool, soja e fitoestrogênios (substancia química semelhante ao 17-beta estradiol), ingestão de carnes vermelhas e processadas e ingestão de fibras.

Essa pergunta também está no material:

TICs 14 - CÂNCER DE MAMA
1 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados IV CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Fatores que aumentam o risco de câncer de mama em mulheres incluem idade, mulheres brancas, IMC mais alto e/ou ganho de peso na perimenopausa, alta estatura, patologias benignas na mama, tecido mamário denso, densidade mineral óssea, menarca precoce ou menopausa tardia, histórico familiar, níveis altos de estrogênio endógeno, terapias hormonais na menopausa em mulheres sem histerectomia prévia e a resistência e insulina. Fatores que diminuem o risco de câncer de mama em mulheres incluem amamentação, atividade física, perda de peso, boa alimentação contendo um baixo teor de gordura em mulheres pós-menopausa, quimioprevenção com inibidores da aromatase ou tamoxifeno em mulheres pré/pós-menopausa, dieta rica em frutas e vegetais, peixes e azeites. Fatores inconclusivos para alteração do risco de câncer de mama em mulheres incluem o uso do álcool, soja e fitoestrogênios (substância química semelhante ao 17-beta estradiol), ingestão de carnes vermelhas e processadas e ingestão de fibras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais