Buscar

Como é a história natural da infeção pelo HIV? A AIDS é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o qual é um retrovírus citopático e n...

Como é a história natural da infeção pelo HIV?

A AIDS é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o qual é um retrovírus citopático e não oncogênico, com genoma RNA, da família Lentiviridae.
Uma vez dentro do hospedeiro, ele infecta células derivadas da medula óssea e linfócitos, sendo os receptores dos linfócitos TCD 4+ a via de entrada para o meio intracelular.
O vírus causa uma infecção aguda caracterizada pelo aumento da carga viral plasmática e pela diminuição dos linfócitos T CD4 +, podendo após esta fase inicial, permanecer em latência clinica por vários anos, e depois evoluir para o quadro de AIDS, ocorrendo imunidade ineficiente e surgimento das doenças oportunistas.
O processo é dividido em 4 fases: aguda, assintomática, sintomática inicial e AIDS.

Essa pergunta também está no material:

TICs 16 - HISTÓRIA NATURAL DA INFECÇÃO PELO HIV
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados IV CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A infecção pelo HIV tem uma história natural que pode ser dividida em quatro fases: 1. Fase aguda: ocorre logo após a infecção e pode durar algumas semanas. Nessa fase, o vírus se multiplica rapidamente e a carga viral aumenta muito. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, dor muscular, dor de garganta, ínguas, erupções cutâneas e diarreia. 2. Fase assintomática: também conhecida como fase de latência clínica, pode durar vários anos. Nessa fase, o vírus continua se multiplicando, mas em um ritmo mais lento. A carga viral é menor e os sintomas são leves ou inexistentes. No entanto, o sistema imunológico começa a ser comprometido, com a diminuição dos linfócitos T CD4+. 3. Fase sintomática inicial: também conhecida como fase sintomática precoce, pode durar de alguns meses a alguns anos. Nessa fase, os sintomas começam a aparecer, como febre, suores noturnos, perda de peso, diarreia, fadiga e infecções recorrentes. 4. Fase AIDS: é a fase mais avançada da infecção pelo HIV e ocorre quando o sistema imunológico está gravemente comprometido. Nessa fase, o paciente pode apresentar infecções oportunistas, como pneumonia, tuberculose, toxoplasmose, entre outras. Também podem ocorrer doenças relacionadas a tumores, como sarcoma de Kaposi. A AIDS é diagnosticada quando o paciente apresenta uma ou mais doenças oportunistas ou quando a contagem de linfócitos T CD4+ é inferior a 200 células/mm³.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais