Buscar

Como é a história natural da infeção pelo HIV? A evolução típica da infecção pelo HIV é definida por três fases. A fase primária da infecção pelo ...

Como é a história natural da infeção pelo HIV?

A evolução típica da infecção pelo HIV é definida por três fases.
A fase primária da infecção pelo HIV inclui febre, fadiga, mialgia, dor de garganta, sudorese noturna, distúrbios gastrintestinais, linfadenopatia, erupção cutânea maculopapular e cefaleia.
Durante a infecção primária, existe aumento da replicação viral, que resulta em cargas virais muito altas, algumas vezes superiores a 1.000.000 cópias/ml, e queda da contagem de linfócitos T CD4+.
A fase de latência dura aproximadamente 10 anos e a contagem de linfócitos T CD4+ cai gradativamente.
A terceira fase (AIDS Franca) ocorre quando uma pessoa apresenta uma contagem de linfócitos T CD4+ inferior a 200/μl ou uma doença definidora de AIDS.

Essa pergunta também está no material:

TIC 16 - História natural da infecção pelo HIV
2 pág.

Sistemas Integrados Faculdade de MedicinaFaculdade de Medicina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A infecção pelo HIV é caracterizada por três fases: a fase primária, a fase de latência e a fase de AIDS. A fase primária da infecção pelo HIV é a fase aguda, que ocorre logo após a infecção. Nessa fase, o paciente pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, fadiga, mialgia, dor de garganta, sudorese noturna, distúrbios gastrintestinais, linfadenopatia, erupção cutânea maculopapular e cefaleia. Durante essa fase, há um aumento na replicação viral, o que resulta em cargas virais muito altas e queda na contagem de linfócitos T CD4+. A fase de latência é a fase crônica da infecção pelo HIV, que pode durar cerca de 10 anos ou mais. Nessa fase, o paciente pode não apresentar sintomas, mas a contagem de linfócitos T CD4+ cai gradativamente. A terceira fase é a fase de AIDS, que ocorre quando a contagem de linfócitos T CD4+ é inferior a 200/μl ou quando o paciente apresenta uma doença definidora de AIDS. Nessa fase, o sistema imunológico está gravemente comprometido, o que torna o paciente suscetível a infecções oportunistas e cânceres.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais