Buscar

Leia o fragmento de texto: “Publicado em 1970, o livro Dependência e desenvolvimento na América Latina, de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto...

Leia o fragmento de texto:

“Publicado em 1970, o livro Dependência e desenvolvimento na América Latina, de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto, critica um ponto central da teoria e ideologia desenvolvimentistas: a possibilidade de a burguesia nacional ser o principal agente do desenvolvimento”.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociologia brasileira, identifique a alternativa correta sobre o livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina":

A        Nessa obra, Cardoso e Faletto, entendem que a dependência externa dos países latino-americanos não se vinculava aos arranjos políticos entre as classes sociais.

B        Segundo Cardoso e Faletto, a relação de dependência dos países latino-americanos ocorrera, pois, as classes dominantes eram apenas “gerentes” dessa dominação.

C        Cardoso e Faletto defendem que a única alternativa que restara para os países periféricos era atuar nos nichos de interesse das economias centrais.

D        De acordo com Cardoso e Faletto, o papel de “fornecedora” não agradava às elites econômicas dos países periféricos.

E        Cardoso e Faletto em sua obra, mantém o ideal revolucionário de não aceitação de recursos estrangeiros para o desenvolvimento dos países periféricos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta sobre o livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina" de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto é a letra B: "Segundo Cardoso e Faletto, a relação de dependência dos países latino-americanos ocorrera, pois, as classes dominantes eram apenas “gerentes” dessa dominação". O livro critica a teoria desenvolvimentista que defendia a possibilidade de a burguesia nacional ser o principal agente do desenvolvimento e argumenta que a relação de dependência dos países latino-americanos ocorreu porque as classes dominantes eram apenas "gerentes" dessa dominação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais