Buscar

Racismo no esporte  Sobre a forma como o Brasil e o povo brasileiro tratam a causa do racismo, há que acredite que falhamos em lhe dar com a questã...

Racismo no esporte 

Sobre a forma como o Brasil e o povo brasileiro tratam a causa do racismo, há que acredite que falhamos em lhe dar com a questão. Breiler Pires, jornalista do El País e ESPN pensa que “o Brasil perdeu muitas oportunidades em discutir problemas relacionados a questão racial” para a qual cita um exemplo. “No ano passado, Roger Machado, técnico do Bahia fez um discurso épico sobre discriminação racial lá no maracanã, depois do jogo contra o fluminense que promoveu o encontro dos dois únicos técnicos negros, na época da série A do campeonato brasileiro. Ao longo da semana aquilo foi pouco debatido e se perdeu rapidamente na pauta diária e nos programas de televisão. A própria cobertura esportiva como um todo não aproveitou aquele momento para jogar luz sobre a questão racial utilizando o esporte como uma plataforma.

A partir desse texto e do que foi estudado durante as aulas, responda: 

a)    No esporte de forma geral e mais precisamente no futebol masculino, existem uma gama de atletas negros. Em contrapartida, no texto, até aquele momento de publicação, apenas dois tantos técnicos negros no Brasil. Ao que devemos atribuir esse fenômeno?

b)     Na opinião do jornalista Breiler Pires, o Brasil perdeu muitas oportunidades em discutir racismo no esporte. Supondo que você, Psicólogo(a) do esporte, tenha a oportunidade de contribuir para a mudança desse cenário com uma palestra, escolha um tema e os objetivos para a sua suposta fala:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O fenômeno de haver uma grande quantidade de atletas negros no futebol masculino e poucos técnicos negros pode ser atribuído a diversos fatores, como o racismo estrutural presente na sociedade brasileira, que dificulta o acesso de pessoas negras a cargos de liderança e poder. Além disso, há uma falta de investimento em formação e capacitação de técnicos negros, o que acaba perpetuando a desigualdade racial no esporte. b) Um possível tema para a palestra seria "A importância da diversidade e da inclusão no esporte". Os objetivos seriam conscientizar os participantes sobre a existência do racismo no esporte e seus impactos negativos, incentivar a promoção da diversidade e da inclusão em todas as áreas do esporte, e apresentar estratégias para combater o racismo e promover a igualdade racial no esporte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais