Buscar

análise correta da tese “O choque de civilizações” de Samuel Huntington. II. Para a tese de Huntington, não haveria como estabelecer um sistema in...

análise correta da tese “O choque de civilizações” de Samuel Huntington.

II. Para a tese de Huntington, não haveria como estabelecer um sistema internacional de paz porque a análise proposta da política mundial falha em capturar seus aspectos culturais e civilizacionais.
III. A obra O Choque das Civilizações, de Samuel Huntington afirma que o período pós-Guerra Fria dividirá o mundo em sete ou oito civilizações baseadas em conflitos entre diferentes culturas.
IV. De acordo com essa tese, a história humana é, no seu sentido mais abrangente, uma história das civilizações. E é esta dimensão da política internacional que cada vez mais vai moldar e determinar a configuração e o arranjo institucional do sistema internacional e, com isso, os novos agrupamentos e alianças de poder.
a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Politica externa BR contemporanea
7 pág.

Política Externa Brasileira Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. A tese de Huntington, apresentada em sua obra "O Choque das Civilizações", afirma que o mundo pós-Guerra Fria será dividido em sete ou oito civilizações baseadas em conflitos entre diferentes culturas (afirmativa III). Além disso, a tese defende que a história humana é, no seu sentido mais abrangente, uma história das civilizações, e que esta dimensão da política internacional cada vez mais vai moldar e determinar a configuração e o arranjo institucional do sistema internacional e, com isso, os novos agrupamentos e alianças de poder (afirmativa IV). Já a afirmativa II está incorreta, pois a tese de Huntington não afirma que não haveria como estabelecer um sistema internacional de paz, mas sim que a análise proposta da política mundial falha em capturar seus aspectos culturais e civilizacionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais