Buscar

Criança, quatro anos, após período febril de dois dias, com pródromos respiratórios leves e picos febris de até 39.9°C, apresenta importante descon...

Criança, quatro anos, após período febril de dois dias, com pródromos respiratórios leves e picos febris de até 39.9°C, apresenta importante desconforto respiratório sem melhora com a mudança de posição no leito. Ouve-se um estridor intenso e rude. Ao ser atendida pelo pediatra, a paciente está em franca insuficiência respiratória aguda, com cianose central e periférica. Este quadro é sugestivo de:

Estamos diante de um paciente que evoluiu rapidamente para piora clínica em franca insuficiência respiratória chegando a apresentar cianose central e periférica. Daqueles três diagnósticos possíveis, o mais grave é a epiglotite. Essa patologia é mais comum em pré-escolares, entre os 2 e 5 anos de idade, sendo a forma mais grave de obstrução inflamatória aguda das vias aéreas superiores. Apresenta evolução rápida, com febre alta, dor de garganta, sialorreia importante, dispneia e obstrução respiratória rapidamente progressiva. A posição de tripé é patognomônica: a criança acorda no meio da noite com dificuldade respiratória e senta com o tronco para a frente e o pescoço em hiperextensão. O tratamento é de emergência, pois pode haver evolução para obstrução total das vias aéreas e óbito. O paciente deve ser hospitalizado e está indicada a intubação traqueal ou traqueostomia e início imediato de antibioticoterapia endovenosa.
A) broncopneumonia
B) aumento do volume de adenoides
C) crupe
D) epiglote aguda
E) traqueolaringite viral

Essa pergunta também está no material:

E-BOOK QUESTOES DE PEDIATRIA
69 pág.

Pediatria I Centro Universitário AdamantinaCentro Universitário Adamantina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O quadro clínico descrito é sugestivo de epiglotite aguda, que é uma patologia mais comum em pré-escolares, entre os 2 e 5 anos de idade, sendo a forma mais grave de obstrução inflamatória aguda das vias aéreas superiores. A epiglotite aguda apresenta evolução rápida, com febre alta, dor de garganta, sialorreia importante, dispneia e obstrução respiratória rapidamente progressiva. A posição de tripé é patognomônica: a criança acorda no meio da noite com dificuldade respiratória e senta com o tronco para a frente e o pescoço em hiperextensão. O tratamento é de emergência, pois pode haver evolução para obstrução total das vias aéreas e óbito. O paciente deve ser hospitalizado e está indicada a intubação traqueal ou traqueostomia e início imediato de antibioticoterapia endovenosa. A alternativa correta é a letra D) epiglote aguda.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais