Buscar

Percebemos, atualmente, que a prática pedagógica precisa de reflexões teóricas, pois optar por uma ou por outra metodologia de ensino, nas proposta...

Percebemos, atualmente, que a prática pedagógica precisa de reflexões teóricas, pois optar por uma ou por outra metodologia de ensino, nas propostas curriculares de Educação Infantil, significa demonstrar as ideias teóricas que o professor apresenta sobre o desenvolvimento das crianças e a respeito do que é ensinar/ aprender nessa faixa etária. Neste contexto, a pedagogia de projeto está sendo uma tendência bem aceita nas instituições de ensino. Porém, devem ser estabelecidos alguns diferenciais no que se refere à pedagogia de projetos na Educação Infantil: o projeto pode ser um excelente aliado na educação de crianças, desde que se leve em conta o significado da aprendizagem que se propõe para elas e o quanto serão pesquisadoras de sua própria aprendizagem. Sobre a pedagogia de projetos, é correto afirmar que:

I. Os projetos didáticos organizam-se segundo temas sobre os quais as crianças vão tecer redes de significações. São propostos como estratégias de ensino que buscam superar uma visão de estabilidade e transparência do ambiente em que elas estão inseridas e abrem possibilidades para cada criança indagar, criar relações e entender a natureza cognitiva, estética, política e ética de seu ambiente, atribuindo-lhe significados.
II. Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.
III. Na metodologia de projetos, os alunos deixam de ser meros expectadores das aulas e passam a ser sujeitos de seus próprios conhecimentos, pois lançam mão de pesquisas para encontrar determinados resultados. O professor, dentro dessa visão, passa a ser um pesquisador e não somente um transmissor de conhecimentos.
IV. Os projetos didáticos organizam-se de acordo com os temas que o professor escolhe, seguindo a sua metodologia pré-determinada, não havendo conectividade com o que possa despertar interesse nas crianças.
a. Apenas II e IV estão corretas;
b. Apenas I e III estão corretas;
c. Apenas III está correta;
d. Apenas I, II e III estão corretas;
e. Todas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade
48 pág.

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Apenas I, II e III estão corretas. Justificativa: I. Os projetos didáticos organizam-se segundo temas sobre os quais as crianças vão tecer redes de significações. São propostos como estratégias de ensino que buscam superar uma visão de estabilidade e transparência do ambiente em que elas estão inseridas e abrem possibilidades para cada criança indagar, criar relações e entender a natureza cognitiva, estética, política e ética de seu ambiente, atribuindo-lhe significados. II. Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. III. Na metodologia de projetos, os alunos deixam de ser meros expectadores das aulas e passam a ser sujeitos de seus próprios conhecimentos, pois lançam mão de pesquisas para encontrar determinados resultados. O professor, dentro dessa visão, passa a ser um pesquisador e não somente um transmissor de conhecimentos. A alternativa IV está incorreta, pois os projetos didáticos não são organizados de acordo com a metodologia pré-determinada do professor, mas sim a partir dos temas que despertam o interesse das crianças.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais