Buscar

Cerca de 60 empresas com estruturas de custos idênticas, encontram-se em concorrência perfeita: CT = 30Q2 + 4Q + 2, sendo a função procura P = 30 –...

Cerca de 60 empresas com estruturas de custos idênticas, encontram-se em concorrência perfeita: CT = 30Q2 + 4Q + 2, sendo a função procura P = 30 – Q e a procura da empresa A: Q = P – 4. a) Determinar a função oferta de mercado b) Num determinado momento, uma nova empresa ALI, Lda. entra no mercado, assumindo a posição de líder. Sabendo que o custo marginal desta empresa é Cmg = 3 + 0,5Q, qual o volume total de produção do mercado e o preço? c) Quais os efeitos da entrada da nova empresa, sobre o volume total de produção do mercado e de cada empresa? E sobre o preço?
a) Determinar a função oferta de mercado
b) Num determinado momento, uma nova empresa ALI, Lda. entra no mercado, assumindo a posição de líder. Sabendo que o custo marginal desta empresa é Cmg = 3 + 0,5Q, qual o volume total de produção do mercado e o preço?
c) Quais os efeitos da entrada da nova empresa, sobre o volume total de produção do mercado e de cada empresa? E sobre o preço?

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Microeconomia
26 pág.

Teoria Microeconômica II Universidade Federal de AlagoasUniversidade Federal de Alagoas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A função oferta de mercado é dada pela soma das quantidades ofertadas por todas as empresas, ou seja, Q = Q1 + Q2 + ... + Qn, onde n é o número de empresas no mercado. Como temos 60 empresas, a oferta de mercado é Q = 60(P-4), já que a quantidade ofertada por cada empresa é Q = P-4. b) Para determinar o volume total de produção do mercado e o preço, precisamos encontrar o equilíbrio de mercado, ou seja, o ponto em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. A quantidade demandada é dada pela função P = 30 - Q, substituindo Q pela função oferta de mercado, temos: P = 30 - 60(P-4) P = 18 Substituindo P na função oferta de mercado, temos: Q = 60(18-4) Q = 840 Portanto, o volume total de produção do mercado é de 840 unidades e o preço é de R$ 18,00. c) A entrada da nova empresa no mercado aumenta a oferta de mercado, já que agora temos mais uma empresa produzindo. Isso leva a um aumento na quantidade ofertada e uma redução no preço de equilíbrio. O volume total de produção do mercado aumentará, mas o efeito sobre cada empresa dependerá da sua posição no mercado e da sua estrutura de custos. Se a nova empresa tiver custos mais baixos do que as outras empresas, ela poderá produzir a um preço mais baixo e ganhar uma fatia maior do mercado. Se as outras empresas não conseguirem reduzir seus custos, elas podem perder participação no mercado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais