Buscar

10.3.2 As dimensões Uma vez que o nível de granularidade esteja definido, a escolha das dimensões a serem utilizadas deve ser o próximo passo. O id...

10.3.2 As dimensões
Uma vez que o nível de granularidade esteja definido, a escolha das dimensões a serem utilizadas deve ser o próximo passo. O ideal seria definir uma dimensão com um grande número de atributos, representando um rico conjunto de detalhes sobres o processo de negócio (é comum que as dimensões apresentem 100 ou até mesmo 200 atributos em uma única tabela dimensão).
As tabelas dimensão contêm informações sobre as dimensões dos dados, ou seja, tempo, produto, mercado, contas e assim por diante e devem ser desenhadas a partir da perspectiva do usuário. Por esta razão, os atributos e suas descrições devem ser definidos de forma significativa para o usuário e adequados para a posterior exibição em relatórios. As principais funções da tabela dimensão são reunir os atributos que serão utilizados para qualificar as consultas e cujos valores serão utilizados para agrupar e sumariar as métricas.
Cada tabela dimensão deve ter múltiplos atributos que contenham valores ou textos que possam ajudar a descrever a chave. Estas colunas de atributos são utilizadas para filtrar o conteúdo da dimensão. Além disso, a utilização de atributos do tipo inteiro, quando apropriados, favorecem as operações de filtragem como maior que, menor que e entre.
Os atributos de uma dimensão podem compor uma hierarquia ou ser apenas descritivos. Por exemplo, em uma dimensão produto, a hierarquia pode ser composta pelos atributos item, marca, tipo e divisão. A hierarquia definida na dimensão é requisito básico para as funções de agregação das métricas contidas na tabela fato. Através dos agrupamentos dos elementos na hierarquia, os usuários podem analisar os fatos em um nível maior ou menor de detalhes, conforme sua necessidade específica. Este conceito de hierarquia, que permite a implementação de agregações das métricas, é muito importante também para a dimensão Tempo e, vale ressaltar que é muito raro um modelo dimensional que não inclua a dimensão Tempo como uma dimensão fundamental.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto se refere à escolha das dimensões em um modelo dimensional. As tabelas dimensão contêm informações sobre as dimensões dos dados, como tempo, produto, mercado, contas, entre outros. Essas tabelas devem ser desenhadas a partir da perspectiva do usuário, com atributos e descrições definidos de forma significativa e adequados para a exibição em relatórios. As funções principais da tabela dimensão são reunir os atributos que serão utilizados para qualificar as consultas e cujos valores serão utilizados para agrupar e sumariar as métricas. Cada tabela dimensão deve ter múltiplos atributos que contenham valores ou textos que possam ajudar a descrever a chave. Os atributos de uma dimensão podem compor uma hierarquia ou ser apenas descritivos. A hierarquia definida na dimensão é requisito básico para as funções de agregação das métricas contidas na tabela fato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais