Buscar

Quais os fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica? Cite e comente sobre 4 deles. A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, ...

Quais os fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica? Cite e comente sobre 4 deles.

A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, que depende de fatores genéticos, ambientais e sociais.
Os fatores de risco para a hipertensão arterial podem ser divididos em fatores de risco modificáveis e em fatores de risco não modificáveis.
São fatores de risco não modificáveis a história familiar, o envelhecimento, a resistência à insulina e anormalidades metabólicas, a raça e o gênero.
Os fatores genéticos para a hipertensão podem influenciar os níveis de PA entre 30% até 50%.
São exemplos de fatores de risco modificáveis a obesidade/sobrepeso e a ingestão de sódio e potássio.

Essa pergunta também está no material:

TIC's 2 - Fatores de risco
2 pág.

Bases Moleculares dos Sistemas Orgânicos Universidade do Vale do ParnaibaUniversidade do Vale do Parnaiba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica podem ser divididos em fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Entre os fatores de risco não modificáveis, podemos citar: - História familiar: pessoas com pais hipertensos têm maior risco de desenvolver a doença; - Envelhecimento: com o passar dos anos, a pressão arterial tende a aumentar; - Resistência à insulina e anormalidades metabólicas: pessoas com diabetes, obesidade e dislipidemia têm maior risco de desenvolver hipertensão; - Raça e gênero: pessoas negras e do sexo masculino têm maior predisposição à hipertensão. Já entre os fatores de risco modificáveis, podemos citar: - Obesidade/sobrepeso: o excesso de peso aumenta a resistência à insulina e a produção de hormônios que elevam a pressão arterial; - Ingestão de sódio: o consumo excessivo de sal pode levar ao aumento da pressão arterial; - Ingestão de potássio: a falta de potássio na dieta pode contribuir para o aumento da pressão arterial; - Sedentarismo: a falta de atividade física regular pode levar ao aumento da pressão arterial. É importante lembrar que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa e que muitas vezes não apresenta sintomas. Por isso, é fundamental manter hábitos saudáveis e realizar consultas médicas regulares para monitorar a pressão arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais