Buscar

FÓRUM 4 - Um adulto com dor no peito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM – SEMANA 4
ADULTO COM DOR NO PEITO
1. Paciente adulto com dor no peito aguda na unidade de emergência! Quais os tipos de dor precordial? Quais as causas possíveis?
Dor precordial é uma dor que pode ter origem no coração e em outros órgãos ou estruturas como pleura, esôfago, aorta, mediastino, estômago e na própria parede torácica. É causada pela redução temporária do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Isso ocorre quando as artérias coronárias, que fornecem sangue a o coração, estão parcialmente obstruídas, reduzindo o suprimento de oxigênio para o músculo cardíaco. Diferente do que muitos pensam, a dor precordial não é sinônimo de dor cardíaca e o seu diagnóstico é dado em dor típica ou atípica, sendo a primeira causada ou por uma angina ou um quadro clínico de infarto. 
A dor precordial típica da angina é caracterizada por uma sensação de aperto, peso ou pressão retroesternal, podendo ser, as vezes, na forma de queimação ou pontada. A dor pode irradiar para os ambos os lados do corpo entre a mandíbula e o umbigo. Tem seu início durante a execução de atividades que exigem esforços físicos ou quando o indivíduo é submetido a emoções, o quadro melhora logo após o repouso ou ao uso de medicamentos, como nitratos. 
Já a dor precordial típica do quadro clínico de infarto é decorrente da necrose do tecido miocárdico. Nesse quadro o paciente vai apresentar dor torácica anginosa de forte intensidade e de longa duração (> 20 min) podendo irradiar para o epigástrio, dorso, membros superiores, pescoço e mandíbula. Esse tipo de dor não se resolve por completo com repouso ou com o uso de medicamentos. O principal fator desencadeante é o estresse físico e emocional. 
A dor precordial atípica por sua vez, tem uma origem isquêmica, no entanto não possui características comuns da dor precordial típica. Nesse tipo de dor o paciente consegue com precisão localizar o local exato da dor e podem também apresentar outras manifestações como dispneia ou síncope. 
Com isso, vale ressaltar que a dor precordial pode ter uma série de causas, que vão desde incômodos passageiros até os mais graves. Essa dor no precórdio pode se encaixar em outros grupos de problemas como problemas osteomusculares, doença do refluxo gastroesofageano, dor pleurítica ou um transtorno de ansiedade com manifestações somáticas. 
REFERÊNCIAS:
LIMA, Thais Querino de. As características da dor torácica típica e atípica relacionadas ao diagnóstico de alto e baixo risco no departamento de emergência: uma revisão integrativa. 2022.
PORTO, C.C. Semiologia Médica. 8ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara, 2019.

Continue navegando