Buscar

Uma pessoa está comendo grande quantidade de carboidratos em sua dieta e tem uma vida sedentária. Considerando esta situação metabólica assinale a ...

Uma pessoa está comendo grande quantidade de carboidratos em sua dieta e tem uma vida sedentária. Considerando esta situação metabólica assinale a alternativa correta:

O acúmulo de ATP, elevado a relação ATP/ADP inibe a enzima marca passo do Ciclo de Krebs e, consequentemente, aumentando a disponibilidade de citrato no citosol, o que inibe a fosfofrutoquinase e, caso o estoque de glicogênio esteja alto, a glicose-6-P será predominantemente direcionada para a via das pentoses.
Como a ingestão de carboidratos está elevada, a via das pentoses tem sua velocidade reduzida enquanto a via glicolítica tem sua velocidade elevada estimulada pela fosfofrutoquinase a fim de gerar muitas moléculas de acetil-coa que servirão de precursores para síntese de ácidos graxo e glicerol e consequentemente de triacilgliceróis.
A elevada ingestão de carboidratos estimula a via das pentoses, que é responsável pela produção de NADPH, que é utilizado na síntese de ácidos graxos e esteroides.
A elevada ingestão de carboidratos estimula a via das pentoses, que é responsável pela produção de NADH, que é utilizado na síntese de glicogênio e na produção de ATP.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: O acúmulo de ATP, elevado a relação ATP/ADP inibe a enzima marca passo do Ciclo de Krebs e, consequentemente, aumentando a disponibilidade de citrato no citosol, o que inibe a fosfofrutoquinase e, caso o estoque de glicogênio esteja alto, a glicose-6-P será predominantemente direcionada para a via das pentoses. Como a ingestão de carboidratos está elevada, a via das pentoses tem sua velocidade reduzida enquanto a via glicolítica tem sua velocidade elevada estimulada pela fosfofrutoquinase a fim de gerar muitas moléculas de acetil-coa que servirão de precursores para síntese de ácidos graxo e glicerol e consequentemente de triacilgliceróis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais