Logo Passei Direto
Buscar
Analise a afirmativa a seguir e julgue-a como Verdadeiro ou Falso.

A base de cálculo da multa administrativa prevista na LAC é a vantagem auferida pela empresa infratora.


Verdadeiro
Falso
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Verdadeiro. A Lei Anticorrupção (LAC) prevê a aplicação de multa administrativa às empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública, sendo que a base de cálculo dessa multa é a vantagem auferida ou que seria auferida pela empresa em decorrência da prática do ato ilícito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Carol Nunes

há 2 anos

Verdadeiro

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a única alternativa correta com base nas infrações previstas na Lei nº 12.846/2013 (LAC):

a. O sr. José das Couves ofereceu propina a um pregoeiro para que sua empresa fosse declarada vencedora no pregão, mas o pregoeiro rejeitou a propina. Como o objetivo da propina não foi alcançado, não se caracterizou infração à LAC.

b. Uma empresa ofereceu propina ao amigo de um agente público para obter tratamento diferenciado na repartição onde o agente público trabalha. Isso caracteriza infração à LAC.

c. Vantagens indevidas oferecidas por pessoas jurídicas a empregados públicos não caracterizam infração à LAC, pois o empregado público, apesar de concursado, não tem estabilidade.

d. Uma empresa utilizou de seu bom relacionamento com um órgão público de fiscalização para escolher quais servidores vão fiscalizá-la, mas não chegou a oferecer qualquer vantagem indevida para isso. Como não houve nem mesmo promessa de vantagem indevida, ela não pode ser responsabilizada com base na LAC.

e. A empresa Testa de Aço S/A está impedida de licitar com um órgão público, então, seus donos utilizam uma empresa de fachada para licitar no lugar da Testa de Aço junto ao mesmo órgão público. Como a empresa de fachada não está impedida de licitar, não houve irregularidade.

A oferta ou promessa de propina, mesmo que não seja efetivada, configura infração à LAC.
Vantagens indevidas oferecidas a terceiros relacionados a agentes públicos caracterizam infração à LAC.
Empregados públicos são considerados agentes públicos e, portanto, a oferta de vantagens indevidas a eles configura infração à LAC.
A utilização de bom relacionamento com órgão público para escolher quais servidores vão fiscalizar a empresa configura infração à LAC.
A utilização de empresa de fachada para licitar em nome de empresa impedida de licitar configura infração à LAC.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.

Marque a única alternativa correta em relação aos critérios de dosimetria da multa previstos na Lei nº 12.846/2013 (LAC) e no decreto federal que a regulamentou (Decreto nº 11.129/2022).

a. A tolerância da direção da empresa a atos ilícitos é algo difícil de ser mensurado, por isso, ele não é critério de dosimetria da multa.

b. Os valores pagos pela empresa infratora a título de ressarcimento reduzem proporcionalmente a multa a ser paga, isto é, se houver ressarcimento de 70% dos danos que a empresa infratora causou, sua multa será reduzida em 70%.

c. Um dos motivos de a LAC considerar o funcionamento de programa de integridade como critério de dosimetria da multa é incentivar o setor privado a adotar esse tipo de mecanismo.

d. A empresa que infringir a LAC em razão de estar em situação financeira extremamente difícil sofrerá uma redução na multa que vier a ser aplicada.

e. A pessoa jurídica receberá uma pena maior ou menor, conforme tenha sido reincidente mais ou menos vezes no período de 5 anos, segundo estabelecido no Decreto nº 11.129/2022.

A tolerância da direção da empresa a atos ilícitos é critério de dosimetria da multa.
Os valores pagos pela empresa infratora a título de ressarcimento reduzem proporcionalmente a multa a ser paga.
Um dos motivos de a LAC considerar o funcionamento de programa de integridade como critério de dosimetria da multa é incentivar o setor privado a adotar esse tipo de mecanismo.
A empresa que infringir a LAC em razão de estar em situação financeira extremamente difícil sofrerá uma redução na multa que vier a ser aplicada.
A pessoa jurídica receberá uma pena maior ou menor, conforme tenha sido reincidente mais ou menos vezes no período de 5 anos.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina