Para DUBOIS (1989), a morfologia é a descrição das regras que regem a estrutura interna das palavras, isto é, as regras de combinação entre os morfemas raízes para construir ‘palavras’ (regras de formação das palavras) e a descrição das formas diversas que tomam essas palavras conforme a categoria de número, gênero, tempo, pessoa [...].
DUBOIS, Jean et al. Dicionário de lingüística. Traduzido por Frederico Pessoa de Barros et al. São Paulo: Cultrix, 1989.
Partindo dessa apresentação do texto base, analise as afirmativas.
I. A morfologia possui duas categorias distintas: sequencial e a simultânea.
II. No que se refere à língua de sinais, a categoria em questão é semelhante à morfologia das línguas orais, ou seja, estuda a estrutura interna dos sinais.
III. Em Libras o processo de formação de palavras acontece por meio da combinação entre os morfemas lexicais e os morfemas gramaticais ou derivacionais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e II, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I, II e III.
d.
I, apenas.
e.
III apenas.
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra b) II e III, apenas. Justificativa: I. A morfologia não possui duas categorias distintas, sequencial e simultânea. Essa afirmação é falsa. II. A morfologia das línguas de sinais é semelhante à morfologia das línguas orais, pois ambas estudam a estrutura interna das palavras. Essa afirmação é verdadeira. III. Em Libras, o processo de formação de palavras acontece por meio da combinação entre os morfemas lexicais e os morfemas gramaticais ou derivacionais. Essa afirmação é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é a letra b) II e III, apenas.