Buscar

Suponhamos H um subgrupo do grupo aditivo �. Mostre que existe n ∈ � tal que H = {kn | k ∈ �}, isto é, existe um número natural n tal que H é fo...

Suponhamos H um subgrupo do grupo aditivo �. Mostre que existe n ∈ � tal que H = {kn | k ∈ �}, isto é, existe um número natural n tal que H é formado por todos os múltiplos de n.

Se H = {0}, então basta considerar n = 0: neste caso, todo elemento de H é múltiplo de 0.
Suponhamos H , {0}. Seja r um elemento não nulo de H. Como H é um grupo, x ∈ H ⇔ −x ∈ H. Assim, H contém inteiros positivos. Seja n o menor inteiro positivo de H. Se h for um elemento positivo de H, então, dividindo h por n obtemos um quociente q e um resto r tal que 0 ≤ r < n, ou seja, h = nq + r. Daı́, obtemos que r = h − nq. Como h ∈ H e nq ∈ H, temos que r ∈ H. Não podemos ter r > 0 porque assim r seria um elemento positivo menor do que n (não pode porque n é o menor elemento elemento positivo de H). Concluı́mos então que r = 0, ou seja, que h = nq. Isso mostra que h é múltiplo de n.
Se h fosse negativo, então −h seria positivo e estaria em H. Mas isso contradiz o fato de que n é o menor inteiro positivo em H.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios comentados e resolvidos   Grupos e Subgrupos
136 pág.

Al 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do ParáUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Seja H um subgrupo do grupo aditivo ℤ. Se H = {0}, então todo elemento de H é múltiplo de 0 e podemos considerar n = 0. Suponha agora que H ≠ {0} e seja r um elemento não nulo de H. Como H é um grupo, x ∈ H ⇔ −x ∈ H. Assim, H contém inteiros positivos. Seja n o menor inteiro positivo de H. Se h for um elemento positivo de H, então dividindo h por n obtemos um quociente q e um resto r tal que 0 ≤ r < n, ou seja, h = nq + r. Daí, obtemos que r = h − nq. Como h ∈ H e nq ∈ H, temos que r ∈ H. Não podemos ter r > 0 porque assim r seria um elemento positivo menor do que n (o que contradiz o fato de que n é o menor elemento positivo de H). Concluímos então que r = 0, ou seja, que h = nq. Isso mostra que h é múltiplo de n. Se h fosse negativo, então −h seria positivo e estaria em H. Mas isso contradiz o fato de que n é o menor inteiro positivo em H. Portanto, todo elemento de H é múltiplo de n e H = {kn | k ∈ ℤ}.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais