Buscar

O trecho foi retirado do livro “Preconceito Linguístico – o que é, como se faz” de Marcos Bagno. Ele cita a norma linguística, que é o uso padrão ...

 O trecho foi retirado do livro “Preconceito Linguístico – o que é, como se faz” de Marcos Bagno. Ele cita a norma linguística, que é o uso padrão de uma determinada língua dentro de uma comunidade linguística.

 Você concorda com o que foi exposto pelo autor do livro? Será que muitas vezes o português ensinado em sala de aula é uma “língua estrangeira”?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O autor Marcos Bagno defende que a norma linguística é uma convenção social, ou seja, é o uso padrão de uma determinada língua dentro de uma comunidade linguística. Ele argumenta que a norma culta, muitas vezes ensinada nas escolas, não é superior às outras formas de falar e que o preconceito linguístico é uma forma de discriminação social. Em relação à pergunta se muitas vezes o português ensinado em sala de aula é uma “língua estrangeira”, isso pode depender do contexto e da metodologia de ensino adotada. É importante lembrar que a língua é um fenômeno vivo e dinâmico, e que as variações linguísticas são naturais e fazem parte da diversidade cultural de um país. O importante é que o ensino da língua leve em consideração essa diversidade e não promova o preconceito linguístico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais