Buscar

Os chamados conflitos de competência são incidentes processuais que acontecem quando dois órgãos ou autoridades se consideram competentes ou incomp...

Os chamados conflitos de competência são incidentes processuais que acontecem quando dois órgãos ou autoridades se consideram competentes ou incompetentes para processar e julgar determinada ação. Em uma situação hipotética, uma reclamação trabalhista foi ajuizada em uma das Varas do Trabalho de Santos/SP. Entretanto, esse juízo entendeu ser incompetente para o processamento do caso pelo critério territorial, remetendo os autos para uma das Varas do Trabalho de São Bernardo do Campo/SP, que também se declarou incompetente para o processamento dessa reclamação por critério territorial. Levando em consideração que as duas Varas conflitantes são vinculadas ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, qual ente é competente para decidir acerca desse conflito de competência? A. Tribunal Superior do Trabalho (TST). B. Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo. C. TRT da 2ª Região. D. Vara do Trabalho de Santos. E. Outro TRT.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Nesse caso, o ente competente para decidir acerca desse conflito de competência é o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, já que as duas Varas conflitantes são vinculadas a ele. O TRT da 2ª Região deverá decidir qual das Varas é competente para processar e julgar a reclamação trabalhista.

0
Dislike0
User badge image

arm infraestrutura

C. TRT da 2ª Região.

No caso em tela, como o conflito ocorreu entre duas Varas vinculadas à mesma região, o TRT da 2ª Região decidirá o conflito de competência, nos termos do artigo 808, alínea “a”, da CLT.

O TST só decide conflitos entre dois ou mais Tribunais Regionais ou entre Varas do Trabalho de regiões diversas ou entre Tribunais Regionais e Varas do Trabalho não vinculados, nos termos do artigo 808, alínea “b”, da CLT.

As Varas do Trabalho de Santos e de São Bernardo do Campo não podem decidir o conflito, uma vez que são os próprios entes conflitantes.

Outro TRT também não pode decidir o conflito, já que a CLT estabelece que, nesse caso, deve ser o Tribunal Regional vinculado às varas conflitantes.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais