Buscar

Um professor de matemática, durante uma aula de geometria, apresentou aos alunos 3 pedaços de cartolina, cada um medindo 6 cm de largura e 12 cm de...

Um professor de matemática, durante uma aula de geometria, apresentou aos alunos 3 pedaços de cartolina, cada um medindo 6 cm de largura e 12 cm de comprimento, divididos em partes iguais, conforme figuras abaixo: (Imagem com 3 figuras de pedaços de cartolina divididos em partes iguais) Dobrando os pedaços de cartolina nas posições indicadas, obtemos representações de prismas retos com as mesmas áreas laterais e base triangular, quadrangular e hexagonal. Sendo 3V o volume do prisma de base triangular, 4V o volume do prisma de base quadrangular e 6V o volume do prisma de base hexagonal, é correto afirmar que:

Dobrando os pedaços de cartolina nas posições indicadas, obtemos representações de prismas retos com as mesmas áreas laterais e base triangular, quadrangular e hexagonal.
Sendo 3V o volume do prisma de base triangular, 4V o volume do prisma de base quadrangular e 6V o volume do prisma de base hexagonal.
a) 3 6 4V V V . 
b) 3 4 6V V V . 
c) 4 3 6V V V . 
d) 6 3 4V V V . 
e) 6 4 3V V V . 

Essa pergunta também está no material:

1000 Questões de Matemática
281 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Podemos calcular o volume de cada prisma utilizando a fórmula V = Ab x h, onde Ab é a área da base e h é a altura do prisma. Como as áreas laterais e as bases são iguais, podemos igualar as expressões para obter: 3V = Ab x h 4V = Ab x h 6V = Ab x h Dividindo a segunda equação pela primeira, temos: 4V / 3V = Ab x h / (Ab x h) 4/3 = 1 4 = 3 Isso é uma contradição, portanto, as áreas laterais e as bases não podem ser iguais. Portanto, nenhuma das alternativas apresentadas é correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais