Buscar

As forças dipolo-dipolo induzido são também conhecidas por: dipolo induzido – dipolo induzido, dipolo instantâneo – dipolo induzido e forças de dis...

As forças dipolo-dipolo induzido são também conhecidas por: dipolo induzido – dipolo induzido, dipolo instantâneo – dipolo induzido e forças de dispersão de London. Diferentemente da interação do tipo dipolo-dipolo, que ocorre apenas entre moléculas polares, essa interação acontece apenas em moléculas apolares. Moléculas apolares são aquelas em que há distribuição uniforme de cargas, ou seja, não há a formação de uma região com maior densidade de cargas negativas ou positivas. Já a polarizabilidade de uma molécula está associada à capacidade de deformação de sua nuvem eletrônica. Assim, átomos maiores tendem a ser mais polarizáveis.

Sobre as interações intermoleculares, observe as afirmações a seguir:

I. A diferença de solubilidade em água entre o I2 e o Cl2 está relacionada à diferença de polarizabilidade entre essas duas moléculas.

II. A condensação (liquefação) de espécies como He e N2 está associada a dipolos instantâneos.

III. Na dissolução de Br2 em CCl4, as interações envolvidas são do tipo dipolo-dipolo.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

A. 

II e III.

B. 

II.

C. 

I.

D. 

I e II.

E. 

I e III.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I e III. A afirmação I está correta, pois a diferença de solubilidade em água entre o I2 e o Cl2 está relacionada à diferença de polarizabilidade entre essas duas moléculas. Já a afirmação III também está correta, pois na dissolução de Br2 em CCl4, as interações envolvidas são do tipo dipolo-dipolo. A afirmação II está incorreta, pois a condensação (liquefação) de espécies como He e N2 está associada a forças de Van der Waals, que incluem dipolo-dipolo, dipolo induzido e forças de dispersão de London, mas não dipolo instantâneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais