Buscar

Por que é importante o conhecimento de informações da Neurociência pelo psicopedagogo? Quando a Psicopedagogia surgiu, apesar de se ter conhecimen...

Por que é importante o conhecimento de informações da Neurociência pelo psicopedagogo?

Quando a Psicopedagogia surgiu, apesar de se ter conhecimento e não se desconsiderar a importância dos processos neuropsicológicos, não havia um estudo integrativo entre estas ciências. Jorge Visca não se ocupou em estudar e relacionar a Epistemologia Genética, a Psicologia Social e a Psicanálise (áreas que integram a Epistemologia Convergente) com os estudos da Neurociência.
A Psicopedagogia, inicialmente, estava mais preocupada em compreender como se dá o processo de aprendizagem nas inter-relações entre o meio em que o sujeito vive e o organismo, preocupando-se em avaliar e intervir nos bloqueios de aprendizagem, mas sem realizar um estudo aprofundado das áreas cerebrais.
Nos últimos anos, a Neurociência ganhou força, por meio de pesquisas que relacionavam fortemente problemas estruturais ou funcionais do sistema nervoso com dificuldades de aprendizagem, mas também elucidou áreas neurológicas que poderiam ser ainda mais estimuladas como auxiliar do desenvolvimento integrativo, melhorando as capacidades intelectuais dos indivíduos.
A estimulação precoce já existe há algum tempo, sendo indicada para crianças que apresentam, já nos primeiros meses, atraso locomotor e da linguagem, sendo realizada pelos profissionais de diversas áreas: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, dentre outras. Hoje já se tem uma visão mais ampliada desta estimulação, relacionando cada estímulo a áreas neurológicas, ou seja, o profissional já sabe que não está estimulando apenas um corpo, mas áreas específicas de um cérebro plástico, capaz de se regenerar e superar, se não totalmente, mas em parte.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O conhecimento de informações da Neurociência é importante para o psicopedagogo porque permite uma compreensão mais aprofundada dos processos de aprendizagem e das dificuldades que podem surgir nesse processo. Com o conhecimento da Neurociência, o psicopedagogo pode identificar melhor as áreas cerebrais envolvidas na aprendizagem e desenvolver estratégias de intervenção mais eficazes para ajudar o aluno a superar suas dificuldades. Além disso, a Neurociência também pode fornecer informações valiosas sobre a estimulação precoce e o desenvolvimento integrativo, ajudando o psicopedagogo a trabalhar de forma mais eficiente com crianças que apresentam atrasos no desenvolvimento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais