Buscar

O que devo fazer para começar a atuar em consultório de Psicopedagogia? O primeiro passo é ter concluído o curso de Psicopedagogia, passando pelo ...

O que devo fazer para começar a atuar em consultório de Psicopedagogia?

O primeiro passo é ter concluído o curso de Psicopedagogia, passando pelo estágio em Psicopedagogia Clínica. Temos visto alguns cursos que não oferecem esta última etapa tão importante. Se você fez um curso que não lhe ofereceu estágio, sugiro que procure uma instituição para complementar seu curso.
O segundo passo é estudar, estudar muito. Leia tudo que puder sobre Psicopedagogia, tanto os livros teóricos quanto aqueles que abordam a atuação prática e leia também livros de outras áreas.
O terceiro passo é adquirir alguns materiais para iniciar os atendimentos. Além de livros para o estudo da prática, um material indispensável para a avaliação são as Provas Operatórias de Piaget, vendidas em sites na Internet, mas que poderão ser produzidas seguindo as medidas corretas.
O quarto passo é fazer supervisão, que deverá ser realizada com um profissional experiente. Cabe ao supervisor auxiliar no raciocínio clínico psicopedagógico, tanto na avaliação quanto na intervenção.
O quinto passo é fazer Psicoterapia, mas poderia ser o primeiro passo. Não é possível cuidarmos bem do outro sem aprender a cuidar bem de nós mesmos.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para começar a atuar em consultório de Psicopedagogia, é necessário seguir alguns passos importantes: 1. Concluir o curso de Psicopedagogia, incluindo o estágio em Psicopedagogia Clínica. Caso o curso não ofereça essa etapa, é recomendado buscar uma instituição para complementar a formação. 2. Estudar bastante, lendo livros teóricos e práticos sobre Psicopedagogia e outras áreas relacionadas. 3. Adquirir materiais para iniciar os atendimentos, como as Provas Operatórias de Piaget, que podem ser compradas em sites na internet ou produzidas seguindo as medidas corretas. 4. Fazer supervisão com um profissional experiente, que irá auxiliar no raciocínio clínico psicopedagógico, tanto na avaliação quanto na intervenção. 5. Fazer Psicoterapia, para aprender a cuidar bem de si mesmo e, assim, cuidar melhor dos outros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais