Buscar

Qual é a diferença entre as Técnicas Projetivas Psicopedagógicas e as Técnicas Projetivas Psicológicas? Vimos na questão anterior que as técnicas ...

Qual é a diferença entre as Técnicas Projetivas Psicopedagógicas e as Técnicas Projetivas Psicológicas?

Vimos na questão anterior que as técnicas projetivas estudadas e divulgadas por Jorge Visca têm como objetivo identificar os vínculos que o sujeito estabelece com a aprendizagem por meio da solicitação de desenhos com temas preestabelecidos. Em estudos mais recentes, a caixa de areia também tem sido utilizada como estratégia de diagnóstico psicopedagógico.
As construções dos cenários são uma projeção de seus desejos. Elas expressam a condição afetivo-cognitiva que o sujeito possui naquele momento e adquire a possibilidade de desenvolver o seu pensamento de forma lúdica. (ANDION, 2010, p. 68)
Assim como fazem no papel, as crianças depositam na caixa de areia suas projeções, os seus medos de saber e de não saber. Revelam sua modalidade de aprendizagem, evidenciam com quais objetos (miniaturas) conseguem entrar em contato e quais evita, que símbolos escolhem para representar suas vivências conscientes e inconscientes relacionadas à aprendizagem.
Observamos, pois, que os recursos projetivos psicopedagógicos deverão ter como foco o conhecimento sobre a aprendizagem do sujeito.
Já as Técnicas projetivas psicológicas são instrumentos que estimulam a projeção de elementos inconscientes da personalidade, da dinâmica emocional, revelando áreas de conflito. Os estímulos oferecidos pelo profissional são pouco ou nada estruturados facilitando a livre expressão da sua maneira de sentir.
São exemplos de Técnicas projetivas psicológicas: técnicas de manchas de tintas como o Teste de Rorscharch e o Teste de Zulliger; técnicas pictóricas como Teste de Apercepção Temática (TAT) e o Teste de Apercepção Temática para Crianças (CAT); técnicas de desempenho como o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e HTP (House, Tree, Person). É importante lembrar que são testes de uso restrito de psicólogos e só poderão ser utilizados pelos psicopedagogos que tiverem graduação em Psicologia.
Existem alguns livros vendidos no mercado sobre interpretação de desenhos. O profissional da Psicopedagogia deverá ter cuidado com as interpretações de viés psicológico, não deixando de ter um olhar sobre situações que notoriamente apontam para uma situação mais patológica. Neste caso, é recomendado realizar o encaminhamento para o profissional da Psicologia.
Existem inúmeras técnicas projetivas, porém nem todas de uso do psicopedagogo. O psicopedagogo deve ater-se àquelas que são capazes de investigar os vínculos que o sujeito estabelece com a aprendizagem.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As técnicas projetivas psicopedagógicas têm como objetivo identificar os vínculos que o sujeito estabelece com a aprendizagem, utilizando recursos projetivos que visam conhecer a modalidade de aprendizagem do sujeito. Já as técnicas projetivas psicológicas são instrumentos que estimulam a projeção de elementos inconscientes da personalidade, da dinâmica emocional, revelando áreas de conflito. Os estímulos oferecidos pelo profissional são pouco ou nada estruturados, facilitando a livre expressão da sua maneira de sentir. Ambas as técnicas utilizam recursos projetivos, mas com objetivos diferentes.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image