Buscar

Por que é importante o encaminhamento para outros profissionais após a finalização de um diagnóstico psicopedagógico? O diagnóstico psicopedagógic...

Por que é importante o encaminhamento para outros profissionais após a finalização de um diagnóstico psicopedagógico?

O diagnóstico psicopedagógico é a etapa em que buscamos conhecer a funcionalidade do sujeito observando-o sistemicamente, uma vez que o objetivo é descobrir o que está inviabilizando o avanço na absorção do conhecimento. Nem sempre, o psicopedagogo conseguirá identificar a(s) causa(s) do problema, por existirem possíveis comorbidades confluindo com o sintoma dificuldades de aprender. Neste caso, será necessário encaminhar para outros especialistas ampliarem a investigação.
Dentre inúmeros exemplos, citaremos alguns:
- Problemas endócrinos podem levar a atrasos físicos e cognitivos. Nosso sistema endócrino é responsável por produzir hormônios, substâncias químicas secretadas no sangue e que regulam diversas células e tecidos. Se algo não vai bem, esta desregulação hormonal pode acarretar diversos sintomas que variam de intensidade em cada organismo. Disfunção na tireoide pode afetar a aprendizagem, pois há influência sobre a cognição, a linguagem, as habilidades psicolinguísticas, a atenção, a concentração, a memória, o raciocínio, o humor, a disposição (ANASTÁCIO-PESSAN; LAMÔNICA, 2014). O hipotireoidismo nos recém-nascidos, quando não diagnosticado a tempo, é acompanhado de atraso mental e no amadurecimento. Nos adultos, pode haver lentificação dos processos mentais (GRIFFA e MORENO, 2008).
- Problemas oftalmológicos podem ser uma das causas de dificuldades na alfabetização. Podem não ser identificados pelos pais porque, nem sempre, a criança sabe dizer que não está enxergando bem. Esse é um dos exames que, sem dúvida, devemos solicitar logo no início da avaliação psicopedagógica.
- Carência de vitaminas – muitas crianças e adolescentes que apresentam seletividade alimentar podem ter carência nutricional. É importante que esta investigação seja feita por meio de exames laboratoriais solicitados por médicos. A carência de determinadas vitaminas pode ocasionar diversos problemas que afetam a aprendizagem, como anemia, fadiga, fraqueza, falta de ânimo, depressão, confusão, demência, alterações no humor, alterações no sono, inclusive cegueira. Pode haver o rebaixamento imunológico, abrindo caminho para doenças (BRASIL. Ministério da Saúde, 2007).
- Percepção auditiva – algumas crianças podem apresentar DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central), atualmente chamado de TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central), uma desordem no Sistema Nervoso Central, que acarreta falha na capacidade do cérebro para processar e interpretar os sons, sem que haja lesão no aparelho auditivo (OLIVEIRA apud SAMPAIO e FREITAS, 2014). De acordo com o Comitê de direção dos profissionais médicos do Reino Unido, em pesquisa sobre TPAC, os prejuízos desta função neural são caracterizados pelo “[...] reconhecimento pobre à discriminação, separação, agrupamento, localização ou ordenação dos sons da fala” (ibid., p. 121). Quem tem o transtorno pode apresentar dificuldades no processo de alfabetização, na compreensão da fala do interlocutor, na localização dos sons, incômodos com barulho ou mesmo sintomas de desatenção. A pessoa com este diagnóstico é inteligente, mas, em função da inabilidade de discriminar, reconhecer, recordar e compreender funções auditivas (KEITHE PENSAK apud CAPOVILLA, 2002), pode apresentar problemas de aprendizagem devido à dificuldade em acompanhar a explicação do professor. O exame e tratamento são realizados pelo serviço

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O encaminhamento para outros profissionais após a finalização de um diagnóstico psicopedagógico é importante porque nem sempre o psicopedagogo conseguirá identificar todas as possíveis causas do problema, já que existem comorbidades que podem estar confluindo com o sintoma de dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, é necessário encaminhar o paciente para outros especialistas ampliarem a investigação e identificarem possíveis problemas endócrinos, oftalmológicos, de carência de vitaminas, percepção auditiva, entre outros, que podem estar afetando a aprendizagem. O encaminhamento para outros profissionais permite uma abordagem mais completa e eficaz do problema, possibilitando um tratamento mais adequado e eficiente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais