Buscar

A Lei 13.840/19 e a Lei 13.886/19 tratam de medidas assecuratórias e procedimentos relacionados à apreensão, sequestro e alienação de bens, direito...

A Lei 13.840/19 e a Lei 13.886/19 tratam de medidas assecuratórias e procedimentos relacionados à apreensão, sequestro e alienação de bens, direitos ou valores em casos de investigações criminais. Com base nos trechos apresentados, analise as afirmativas a seguir:
I- A ordem de apreensão ou sequestro de bens, direitos ou valores pode ser suspensa pelo juiz, ouvido o Ministério Público, quando a sua execução imediata puder comprometer as investigações.
II- A moeda estrangeira apreendida em espécie deve ser encaminhada a instituição financeira, ou equiparada, para alienação na forma prevista pelo Conselho Monetário Nacional.
III- Os valores relativos às apreensões feitas antes da data de entrada em vigor da Medida Provisória 885/19 e que estejam custodiados nas dependências do Banco Central do Brasil devem ser transferidos à Caixa Econômica Federal, no prazo de 360 dias, para que se proceda à alienação ou custódia, de acordo com o previsto nesta Lei.
IV- Comprovado o interesse público na utilização de quaisquer dos bens apreendidos, os órgãos de polícia judiciária, militar e rodoviária poderão deles fazer uso, sob sua responsabilidade e com o objetivo de sua conservação, mediante autorização judicial, ouvido o Ministério Público e garantida a prévia avaliação dos respectivos bens.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Estudos - LEP
322 pág.

Mapa Mental ArtesArtes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I e II estão corretas". Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a ordem de apreensão ou sequestro de bens, direitos ou valores pode ser suspensa pelo juiz, ouvido o Ministério Público, quando a sua execução imediata puder comprometer as investigações. - A afirmativa II está correta, pois a moeda estrangeira apreendida em espécie deve ser encaminhada a instituição financeira, ou equiparada, para alienação na forma prevista pelo Conselho Monetário Nacional. As afirmativas III e IV estão incorretas, pois: - A afirmativa III está incorreta, pois a Medida Provisória 885/19 não tem relação com as Leis 13.840/19 e 13.886/19, que tratam de medidas assecuratórias e procedimentos relacionados à apreensão, sequestro e alienação de bens, direitos ou valores em casos de investigações criminais. - A afirmativa IV está incorreta, pois a utilização de quaisquer dos bens apreendidos pelos órgãos de polícia judiciária, militar e rodoviária não é permitida, exceto em casos excepcionais previstos em lei.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais