Buscar

Homem de 50 anos é trazido ao hospital após dois episódios de vômitos com sangue e perda da consciência. Chega sonolento e não colaborativo e tem n...

Homem de 50 anos é trazido ao hospital após dois episódios de vômitos com sangue e perda da consciência. Chega sonolento e não colaborativo e tem novo episódio de hematêmese, bem como melena. Antecedentes pessoais: etilista de mais de 100g de álcool há 30 anos. Exame físico: FC: 128 bpm, PA: 70x50 mmHg, icterícia, ginecomastia e ascite tensa. A conduta imediata é:

A) acionar imediatamente a equipe de endoscopia para Endoscopia Digestiva Alta (EDA).
B) iniciar infusão de cristaloide, pedir EDA urgente e aguardar confirmação de rotura de varizes esofágicas para iniciar vasoconstritor.
C) iniciar infusão de cristaloide, fazer dose de ataque de vasoconstritor e começar antibiótico.
D) passar balão gastroesofágico imediatamente para controle do choque hemorrágico.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito Comentado Emergencia 10 C
18 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, a conduta imediata mais adequada é a alternativa B) iniciar infusão de cristaloide, pedir EDA urgente e aguardar confirmação de rotura de varizes esofágicas para iniciar vasoconstritor. O paciente apresenta sinais de hemorragia digestiva alta, com vômitos com sangue e melena, além de antecedentes de etilismo crônico. A hipotensão arterial e a taquicardia sugerem choque hipovolêmico, o que indica a necessidade de infusão de cristaloides para reposição volêmica. A suspeita diagnóstica é de sangramento por varizes esofágicas, que é uma complicação comum em pacientes com cirrose hepática e hipertensão portal, como é o caso do paciente. A endoscopia digestiva alta é o exame de escolha para diagnóstico e tratamento da hemorragia por varizes esofágicas. O uso de vasoconstritores deve ser iniciado após a confirmação do diagnóstico de sangramento por varizes esofágicas, o que pode ser feito durante a realização da endoscopia. O uso precoce de vasoconstritores pode aumentar o risco de isquemia intestinal e outras complicações.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image