Buscar

(ENADE, 2014) Os números complexos possuem diferentes representações, tais como: algébrica, geométrica e trigonométrica, conforme ilustra o quadro ...

(ENADE, 2014) Os números complexos possuem diferentes representações, tais como: algébrica, geométrica e trigonométrica, conforme ilustra o quadro anexo. Considerando as diferentes representações dos números complexos e o seu ensino, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A forma algébrica dos números complexos é a única representação presente nos livros didáticos do ensino médio.
II- Historicamente, os números complexos surgiram da tentativa de resolução de equações polinomiais do 2º grau com discriminante negativo.
III- O ensino da forma trigonométrica dos números complexos facilita a compreensão do significado geométrico da operação de multiplicação de complexos: rotação de pontos (ou vetores) no plano.
IV- A cada número real corresponde um número complexo z = rho (cos(theta) + i sen(theta)), com theta = 0°.
A III, apenas.
B I, II e IV apenas.
C I, apenas.
D II, III e IV apenas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual numero complexo
6 pág.

Numeros Complexos UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, II e IV apenas. Justificativa: I - A forma algébrica é uma das representações dos números complexos, mas não é a única presente nos livros didáticos do ensino médio. As formas geométrica e trigonométrica também são abordadas. II - A afirmação é verdadeira, pois os números complexos surgiram da necessidade de se resolver equações polinomiais do 2º grau com discriminante negativo. III - A afirmação é verdadeira, pois a forma trigonométrica dos números complexos facilita a compreensão do significado geométrico da operação de multiplicação de complexos, que é a rotação de pontos (ou vetores) no plano. IV - A afirmação é verdadeira, pois a cada número real corresponde um número complexo z = rho (cos(theta) + i sen(theta)), com theta = 0°.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais