Buscar

Paciente com 72 anos, sofreu um acidente vascular encefálico há 2 anos. Hoje apresenta hipertonia elástica em membros superiores e inferiores. Desc...

Paciente com 72 anos, sofreu um acidente vascular encefálico há 2 anos. Hoje apresenta hipertonia elástica em membros superiores e inferiores. Descreva qual o teste utilizado para avaliar essa disfunção, as características desta hipertonia, e qual o nome e as características da marcha que ele irá apresentar.

Um teste comumente utilizado para avaliar a espasticidade é o Teste de Ashworth Modificado. A hipertonia elástica é caracterizada por uma resistência ao alongamento muscular que é seguida por uma resposta elástica, fazendo com que os membros retornem rapidamente à posição inicial após a aplicação da força. Essa resposta elástica é um sinal distintivo da espasticidade. Quanto à marcha, o paciente provavelmente apresentará uma marcha espástica. A marcha espástica é caracterizada por passos curtos, rigidez muscular, resistência à flexão dos membros inferiores, espasmos musculares involuntários e uma postura em extensão dos membros. O paciente pode apresentar dificuldade em levantar os pés do chão (arrastando os dedos ou arrastando a ponta dos pés) e os membros inferiores podem se cruzar durante a marcha (marcha escarvante).

Essa pergunta também está no material:

VT Neuro - Victor Schmitz
6 pág.

Neurologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo, o Teste de Ashworth Modificado é comumente utilizado para avaliar a espasticidade em pacientes com hipertonia elástica em membros superiores e inferiores após um acidente vascular encefálico. A hipertonia elástica é caracterizada por uma resistência ao alongamento muscular que é seguida por uma resposta elástica, fazendo com que os membros retornem rapidamente à posição inicial após a aplicação da força. Essa resposta elástica é um sinal distintivo da espasticidade. Quanto à marcha, o paciente provavelmente apresentará uma marcha espástica. A marcha espástica é caracterizada por passos curtos, rigidez muscular, resistência à flexão dos membros inferiores, espasmos musculares involuntários e uma postura em extensão dos membros. O paciente pode apresentar dificuldade em levantar os pés do chão (arrastando os dedos ou arrastando a ponta dos pés) e os membros inferiores podem se cruzar durante a marcha (marcha escarvante).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais