Buscar

Sendo a carga crítica de flambagem definida por: Pcr = (Pi^2*E*J)/(L^2), analise as afirmativas a seguir: I- A carga crítica de flambagem é inversa...

Sendo a carga crítica de flambagem definida por: Pcr = (Pi^2*E*J)/(L^2), analise as afirmativas a seguir:
I- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos denominados A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade E da barra A é o dobro do da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é o dobro da apresentada pela barra A.
II- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos denominados A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade E da barra A é o dobro do da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é a metade da apresentada pela barra A.
III- O momento de inércia J depende apenas da área da seção transversal da barra, ou seja, o valor será o mesmo se a seção da barra for retangular ou circular, desde que os valores de área total sejam idênticos.
IV- O momento de inércia J depende do tipo de seção da barra, ou seja, embora dependa das dimensões da seção transversal da barra, é calculado de forma distinta em função da geometria da seção. Apresenta como unidade típica m^4, cm^4 ou mm^4.
A As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual resistencia dos materiais
4 pág.

Resistência dos Materiais I UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: As afirmativas I, III e IV estão incorretas. I - A carga crítica de flambagem é diretamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos denominados A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade E da barra A é o mesmo do da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é a mesma da apresentada pela barra A. III - O momento de inércia J depende da geometria da seção transversal da barra, ou seja, o valor será diferente se a seção da barra for retangular ou circular, mesmo que os valores de área total sejam idênticos. IV - O momento de inércia J depende do tipo de seção da barra e é calculado de forma distinta em função da geometria da seção. Apresenta como unidade típica m^4, cm^4 ou mm^4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais