Logo Passei Direto
Buscar

Semiologia Veterinária

Colégio Objetivo
A respeito da eletrofisiologia cardíaca, assinale a afirmativa correta.

A) O nodo atrioventricular, normalmente, é o local que possui uma maior frequência de descarga
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa apresentada está incorreta. O nó sinoatrial (SA) é o local que possui uma maior frequência de descarga, sendo considerado o marcapasso natural do coração. O nó atrioventricular (AV) é responsável por conduzir o estímulo elétrico do átrio para o ventrículo, e não possui uma frequência de descarga maior que o nó SA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A _________________ é concebida, cada vez mais, como a soma das ações da população, dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais e produtivos, voltados para o desenvolvimento de melhores condições de saúde individual e coletiva. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

A) prevenção de doenças e agravos.
B) educação em saúde.
C) inclusão social.
D) promoção da saúde.

Intelectuais do movimento da reforma sanitária tiveram papel relevante ao apoiar o núcleo dos congressistas progressistas que atuaram no espaço democrático em que ocorreu o processo constituinte brasileiro. Nesse sentido, o texto final da Constituição de 1988 incorporou a seguinte demanda do movimento sanitário:

A) a saúde entendida amplamente como resultado de políticas econômicas e sociais.
B) a saúde como direito exclusivo da população carente.
C) a não relevância pública das ações e serviços de saúde.
D) a criação de um sistema único de saúde, organizado pelos princípios da centralização, do atendimento especializado e da participação da comunidade.

A classificação de risco vem sendo utilizada em diversos países, inclusive no Brasil. Para essa classificação, foram desenvolvidos diversos protocolos que são construídos a partir da avaliação primária do paciente. A classificação de risco:

A) consiste em fazer um diagnóstico prévio, encaminhando pacientes para reduzir a demanda para o médico;
B) é uma ferramenta útil, necessária e completa, avaliando inclusive aspectos subjetivos e afetivos;
C) objetiva avaliar a gravidade ou o potencial de agravamento do caso, analisando também o grau de sofrimento do paciente.
D) substitui a interação, o diálogo e a escuta qualificada, focando-se no potencial de agravamento das condições clínicas.

Considerando o cenário epidemiológico nacional vivenciado no ano de 2015 e a necessidade de padronizar os procedimentos normativos relacionados à notificação compulsória no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde publicou em 17 de fevereiro de 2016 uma nova Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Essa nova versão incluiu como notificação compulsória semanal:

A) óbitos por Dengue.
B) Febre Amarela.
C) doenças febris hemorrágicas emergentes/reemergentes: Arenavírus, Ebola e Marburg.
D) doença aguda pelo vírus Zika.

O processo de certificação do PMAQ deve ser entendido como um momento de reconhecimento do esforço das equipes e do gestor municipal para melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Para certificação das equipes pelo PMAQ são considerados os seguintes aspectos, EXCETO:

A) verificação do desenvolvimento das ações do eixo estratégico transversal de desenvolvimento.
B) implementação de processos autoavaliativos pelos profissionais das equipes de atenção básica.
C) avaliação dos indicadores contratualizados na etapa de adesão e contratualização.
D) avaliação externa das equipes de saúde e gestão da atenção básica.

Assinale a alternativa INCORRETA.
A) A articulação do quadril (coxofemoral) é corretamente classificada como sinovial, composta, esferoide cotílica e triaxial.
B) A perna do cão é constituída pelos ossos: tíbia, fíbula e patela.
C) O músculo bíceps do braço tem como ação estender o ombro e flexionar o cotovelo; já o músculo quadríceps femoral estende o joelho e flexiona o quadril.
D) O equino apresenta um aparelho de sustentação constituído por estruturas fibrosas nos membros torácicos e pelvinos que o permite ficar de pé enquanto dorme.

Assinale a alternativa INCORRETA.
A) O sangue oxigenado sai do ventrículo esquerdo do coração por meio da artéria aorta e do ventrículo direito através da artéria tronco pulmonar.
B) As estruturas anatômicas que compõem o sistema de condução cardíaco são: nó sinoatrial, feixes internodais, nó atrioventricular, fascículo atrioventricular e seus ramos direito e esquerdo.
C) Os ramos da artéria braquial são: circunflexa cranial do úmero, profunda do braço, colateral ulnar, transversa do cotovelo e interóssea comum.
D) O equino apresenta o divertículo da tuba auditiva e não apresenta o lobo médio no pulmão direito.

Assinale a alternativa INCORRETA.
A) São glândulas salivares do canino: parótidas, mandibulares, sublinguais, zigomáticas, bucais dorsais e bucais ventrais.
B) Os rins dos bovinos são classificados como multipiramidais granulosos e apresentam, entre outras estruturas: cristas renais, cálices renais menores e cálices renais maiores.
C) O cólon ascendente ou maior do equino é composto por quatro segmentos (ventral direito, ventral esquerdo, dorsal esquerdo e dorsal direito) e três flexuras (esternal, pélvica e diafragmática).
D) O fígado do canino apresenta seis lobos: lateral esquerdo, medial esquerdo, quadrado, medial direito, lateral direito e caudado.

Assinale a alternativa INCORRETA.
A) São glândulas anexas à uretra do cão (macho): próstata e bulbo uretrais.
B) São estruturas responsáveis pela termorregulação testicular: túnica dartos, plexo pampiniforme e músculo cremáster.
C) Os bovinos, equinos, ovinos e caprinos apresentam uma expansão da uretra peniana, que é o processo uretral.
D) Em um parto normal, o(s) feto(s), ao nascimento, desenvolve(m) o seguinte trajeto: corno(s) uterino(s), corpo do útero, óstio interno do útero, cérvix ou colo do útero, óstio externo do útero, vagina, vestíbulo vaginal e rima da vulva.

Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os nervos que se originam do plexo braquial são: supra escapular, sub escapulares cranial e caudal, toracodorsal, axilar, radial, musculocutâneo, mediano, ulnar, peitorais cranial e caudal, frênico e torácicos lateral e longo.
B) O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais e diencéfalo; já o tronco encefálico, pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.
C) O líquor desenvolve um trajeto nas cavidades encefálicas e espaço subaracnoide, passando dos ventrículos later
D) Não há alternativa incorreta.

Mais conteúdos dessa disciplina