Buscar

O Inventário de Bens é o procedimento utilizado que realiza a apuração dos bens, direitos e dívidas do falecido. E com a partilha de bens, é materi...

O Inventário de Bens é o procedimento utilizado que realiza a apuração dos bens, direitos e dívidas do falecido. E com a partilha de bens, é materializada a transferência da propriedade dos bens aos herdeiros. A Lei nº 11.441/07, publicada em 04 de janeiro de 2007, tornou o procedimento de inventário de bens mais rápido, ao permitir que este ato possa ser registrado no Cartório de Notas. Diante do texto, assinale a alternativa correta.

a. Na existência de filhos emancipados, o inventário não pode ser feito em cartório.
b. O inventário extrajudicial, não invalida a segurança judiciária, porém depende de autorização judicial e é mais lento no arrolamento do registro.
c. É possível a inserção do companheiro(a) entre o rol de herdeiros, desde que os demais herdeiros e interessados estejam de acordo.
d. A legislação vigente não permite a inserção do companheiro(a) entre o rol de herdeiros.
e. A escolha do Cartório de Notas não é livre para a família proceder a abertura do inventário, já que deve ser realizado no local do óbito.

Essa pergunta também está no material:

Direito Notarial - Questões AVA
59 pág.

Teoria Geral do Processo Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c. É possível a inserção do companheiro(a) entre o rol de herdeiros, desde que os demais herdeiros e interessados estejam de acordo. A Lei nº 11.441/07 permitiu que o inventário possa ser feito em cartório, de forma mais rápida e menos burocrática, desde que não haja testamento e todos os herdeiros sejam maiores e capazes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais