Buscar

QUESTÃO 120 Resposta D Habilidade: H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando in...

QUESTÃO 120 Resposta D
Habilidade: H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que a introdução de espécies exóticas com nichos ecológicos semelhantes levará ao aumento da competição entre essas espécies, e que as espécies em desvantagem podem ser eliminadas.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as barragens muitas vezes bloqueiam a migração, logo, essa ação irá interferir no processo migratório e reprodutivo dos peixes, podendo resultar na extinção das espécies.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que a introdução de espécies exóticas, apesar de parecer, em um primeiro momento, que aumentará a biodiversidade, tem efeito contrário devido à competição interespe-cífica que ocorrerá.
D) CORRETA. A sobreposição de nichos ecológicos acontece quando necessidades de organismos diferentes são semelhantes, gerando competição. Nesse caso, os organismos utilizam um recurso em comum e de forma semelhante, então seus nichos alimentares – um conjunto de dimensões do nicho ecológico – são muito sobrepostos, resultando em competição em diferentes intensidades, dependendo da dimensão da sobreposição.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o conceito de nicho ecológico e, consequente-mente, não compreende que introdução de espécies exóticas leva à sobreposição de nichos, o que causa desequilíbrio no ecossistema.

Essa pergunta também está no material:

4º Simulado SOMOS - Enem - 2º dia - Gabarito (junho)
41 pág.

Física Colegio Motiva OrientalColegio Motiva Oriental

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta assinalada na questão 120 é a letra D. Isso porque a sobreposição de nichos ecológicos acontece quando necessidades de organismos diferentes são semelhantes, gerando competição. Nesse caso, os organismos utilizam um recurso em comum e de forma semelhante, então seus nichos alimentares - um conjunto de dimensões do nicho ecológico - são muito sobrepostos, resultando em competição em diferentes intensidades, dependendo da dimensão da sobreposição. As demais alternativas estão incorretas porque apresentam interpretações equivocadas sobre os impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais