Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a abordagem de língua, texto e discurso adotada na linguística aplicada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os discursos são sempre aleatórios, desvinculados de seus contextos de produção real.
( ) O estudo do gênero discursivo nas aulas de língua portuguesa pode se dar a partir de uma abordagem prescritiva da língua.
( ) Os gêneros discursivos se constituem como elemento dinamizador didático e pedagógico a par com o interacionismo discursivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F.
B V - F - F.
C F - F - V.
D V - F - V.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: V - F - V. Justificativa: - (V) Os discursos são sempre aleatórios, desvinculados de seus contextos de produção real. - Falso. Os discursos são produzidos em contextos específicos e são influenciados por fatores sociais, culturais e históricos. - (F) O estudo do gênero discursivo nas aulas de língua portuguesa pode se dar a partir de uma abordagem prescritiva da língua. - Verdadeiro. O estudo do gênero discursivo deve ser feito de forma descritiva, ou seja, analisando como ele é utilizado na prática, e não de forma prescritiva, impondo regras. - (V) Os gêneros discursivos se constituem como elemento dinamizador didático e pedagógico a par com o interacionismo discursivo. - Verdadeiro. O estudo dos gêneros discursivos pode ser uma forma dinâmica e pedagógica de ensinar a língua, em conjunto com o interacionismo discursivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos textos apresentados, analise as sentenças a seguir:
No subjetivismo individualista, a expressão se constrói no interior da mente, sendo sua exteriorização apenas uma tradução. A enunciação é um ato monológico, individual, que não é afetado pelo outro nem pelas circunstâncias que constituem a situação social em que a enunciação acontece. Presume-se que há regras a serem seguidas para a organização lógica do pensamento e, consequentemente, da linguagem; são elas que se constituem nas normas gramaticais do falar e escrever bem.
I- A língua na perspectiva apontada pelo texto 1, é ampara pelo "dialogismo", explorado nas obras bakhtinianas. Logo, os professores, embasados na concepção do texto 1, preparariam atividades capazes de promover o diálogo entre os diversos discursos que perpassam a sociedade.
II- A concepção apresentada no texto 2 fundamenta que as aulas de língua portuguesa permitem que o aluno fale corretamente. Essa prática pedagógica inclui exercícios de fixação e correção constante na prática tanto oral quanto escrita, com o objetivo de que o aprendiz transite nas mais variadas esferas sociais.
III- O texto 2 fundamenta atividades em que os alunos percebam a prática de linguagem, oral e escrita, como atividade social. De acordo com essa concepção, a escolha da forma linguística e textual está diretamente ligada a fatores externos à língua, o que exige que sejam desenvolvidas na escola atividades de análise dos estratos fonético, fonológico, morfológico e sintático da língua.

Mais conteúdos dessa disciplina