Buscar

Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo Durante o desenvolvimento desta atividade você será capaz de entender como medicamentos podem atuar no si...

Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo Durante o desenvolvimento desta atividade você será capaz de entender como medicamentos podem atuar no sistema nervoso autônomo. Uma mulher de 50 anos vem sentindo dores insuportáveis nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, quando da exposição a frio ou estresse emocional. Ao consultar seu médico, ele explicou que suas dores fortes eram causadas por vasoconstrição simpática exagerada. Elabore um texto, de até 10 linhas, no qual você propõe um mecanismo de ação de um fármaco hipotético para tratar a doença dessa mulher. Procedimentos para elaboração do TD Primeiro, você deverá elucidar como a vasoconstrição simpática acontece em nosso organismo. Em seguida, deverá propor uma maneira de corrigir esse problema utilizando um fármaco hipotético.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A vasoconstrição simpática é um processo fisiológico que ocorre em nosso organismo como uma resposta ao estresse ou ao frio. No entanto, em alguns casos, essa resposta pode ser exagerada, causando dores insuportáveis nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, como no caso da mulher de 50 anos mencionada na pergunta. Para tratar essa condição, um fármaco hipotético pode ser utilizado para bloquear os receptores alfa-adrenérgicos, que são responsáveis pela vasoconstrição simpática. Dessa forma, o fármaco pode relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea nas extremidades, aliviando as dores. É importante ressaltar que o uso de qualquer medicamento deve ser prescrito e acompanhado por um médico, pois cada caso é único e pode requerer um tratamento específico.

0
Dislike0
User badge image

Ana Lúcia

A vasoconstrição é um fenômeno fisiológico no qual os vasos sanguíneos se contraem, resultando em uma redução do diâmetro dos mesmos e, consequentemente, uma diminuição do fluxo sanguíneo para determinada região do corpo. Este processo pode ocorrer de forma periférica, afetando os vasos sanguíneos em todo o corpo, ou de forma mais localizada, como na pele. A vasoconstrição pode ser desencadeada por diversas substâncias, como hormônios, neurotransmissores, entre outras, e pode ser induzida por medicamentos.

Os antagonistas dos canais de Ca2+, também denominados bloqueadores da entrada de Ca2+, inibem a função dos canais de Ca2+. No músculo liso vascular, essa ação resulta em relaxamento, particularmente nos leitos arteriais. Como toda medicação, elas não agem somente no sintoma que desejamos mas também podem provocar efeitos colaterais.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais