Buscar

A produção de etanol (C2H5OH;M = 46 g/mol) é feita a partir da fermentação da sacarose (C12H22O11;M = 342g/mol) hidrolisada, obtida de vegetais com...

A produção de etanol (C2H5OH;M = 46 g/mol) é feita a partir da fermentação da sacarose (C12H22O11;M = 342g/mol) hidrolisada, obtida de vegetais como a cana-de-açúcar. Nessa reação, além do etanol, também é produzido dióxido de carbono (CO2;M = 44g/mol), conforme a equação balanceada a seguir.
a) A fermentação da sacarose no recipiente 1 deverá produzir uma solução de caráter ácido, básico ou neutro? Qual a função química da substância, produzida na fermentação, que confere esse caráter à solução?
b) Calcule a massa de CO2 produzida na reação. Determine o rendimento da reação de fermentação da sacarose no experimento descrito.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 3 - Ciências da Natureza-511-513
3 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A fermentação da sacarose produz uma solução de caráter ácido. A substância produzida na fermentação que confere esse caráter à solução é o ácido acético (CH3COOH), que é um ácido fraco. b) Para calcular a massa de CO2 produzida na reação, é necessário saber a quantidade de sacarose que foi fermentada. Supondo que tenham sido fermentados 342 g de sacarose, temos: 1 mol de sacarose (342 g) produz 2 mols de etanol (2 x 46 g) e 2 mols de CO2 (2 x 44 g) Logo, 342 g de sacarose produzem 92 g de etanol e 88 g de CO2. O rendimento da reação de fermentação da sacarose pode ser calculado pela fórmula: Rendimento = (massa de etanol obtida ÷ massa teórica de etanol) x 100% Substituindo os valores, temos: Rendimento = (92 g ÷ 92,4 g) x 100% = 99,57% Portanto, o rendimento da reação de fermentação da sacarose no experimento descrito é de aproximadamente 99,57%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais