Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente o texto a seguir: Pode-se dizer que estamos diante de diferentes “filosofias” quando preferimos morar em casa e não em apartamento, quando escolhemos a profissão que vamos seguir, ou quando deixamos o emprego bem pago por outro não tão bem remunerado, porém mais atraente. Na medida em que somos seres racionais e sensíveis, estamos sempre dando sentido às coisas. Considerando essas ideias, podemos afirmar que
I costumamos chamar o ato espontâneo do homem comum de filosofar como filosofia de vida.
II a reflexão filosófica é radical, rigorosa e de conjunto.
III a filosofia é a crítica das ideologias, enquanto formas naturalizadas e ilusórias de conhecimento que visam a manutenção dos privilégios de alguns grupos.
IV o filósofo busca a verdade absoluta, que uma vez alcançada não precisa mais ser revista.
A) I e II.
B) II e III.
C) I e III.
D) IV.
E) III e IV.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando o texto apresentado, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C) I e III. A afirmativa I é verdadeira, pois a filosofia de vida é uma forma de filosofar que o homem comum realiza de forma espontânea, sem necessariamente ter estudado filosofia. A afirmativa III também é verdadeira, pois a filosofia é uma crítica das ideologias, que são formas naturalizadas e ilusórias de conhecimento que visam a manutenção dos privilégios de alguns grupos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o objetivo geral da disciplina História do Pensamento Filosófico?

Articulação dos conhecimentos filosóficos tanto na área específica de atuação profissional, quanto nas diversas áreas do conhecimento, propiciando o pensar interdisciplinar.
Compreensão da Filosofia como uma reflexão profunda, rigorosa e global sobre os problemas que o ser humano enfrenta no processo de construção de sua existência.
Adoção da postura investigativa e crítica em relação aos problemas que a realidade apresenta e as diferentes formas de conhecimento, possibilitando uma compreensão sistematizada e transdisciplinar.

Qual é o objetivo específico da disciplina História do Pensamento Filosófico?

Conceituar e identificar as características das diferentes abordagens do real: o pensamento mítico, o senso comum, a experiência, o conhecimento científico, a reflexão lógico-filosófica.
Refletir criticamente, através da análise e discussão de textos filosóficos. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes áreas do conhecimento.
Relacionar os principais problemas abordados pelo pensamento filosófico com o contexto atual, possibilitando o exercício do pensamento autônomo.

Leia as afirmacoes abaixo:
I A Filosofia é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema fechado em si mesmo.
II A reflexão filosófica permite que se busque a raiz, os fundamentos dos problemas.
III A Filosofia pode ter como objeto de reflexão tanto um mito primitivo quanto à ciência ou a educação.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(as):
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas II
d) Apenas II e III
e) I, II e III

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima:

A) necessidade
B) política
C) missão
D) intenção
E) opção

Leia atentamente o texto a seguir: Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e sem preocupação com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas: dança, poesia, música, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo (CHAUÍ, 2003, p.25). Considerando o texto apresentado, podemos afirmar que o filósofo
I não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado.
II tal como os atletas, é movido pelo desejo de competir - faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”.
III é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber.
IV tem amizade pelo saber, deseja saber e para esse propósito faz uso da razão.
A) I e II.
B) IV.
C) II e III.
D) II.
E) I.

Mais conteúdos dessa disciplina