Buscar

Quadro 9: Gestão de Pessoas Curso: TÉCNICO EM QUALIDADE CONCOMITANTE Disciplina: Gestão de Pessoas Semestre: 1° Semestre Ementa Carga horária: 50:...

Quadro 9: Gestão de Pessoas
Curso: TÉCNICO EM QUALIDADE CONCOMITANTE
Disciplina: Gestão de Pessoas Semestre: 1° Semestre
Ementa Carga horária: 50:00 horas
Evolução da gestão de pessoas e processos básicos da área. Planejamento de recursos humanos. Estruturação de cargos, carreira e remuneração. Recrutamento e seleção. Capacitação de pessoal. Avaliação de desempenho. Relações de trabalho, clima organizacional. Indicadores de RH.
Bibliografia Básica
AGUIAR, M. A. F. Psicologia aplicada à administração: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2005.
ALBUQUERQUE, L. G.; LEITE, N.P. Gestão de pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009.
BASTOS, A.V.B.; SIQUEIRA, M.M.M.; MEDEIROS, C.A.F.; MENEZES, I. G. Comprometimento organizacional. In: SIQUEIRA, M.M.M. (Org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Bibliografia Complementar
BARBIERI, U. F. Gestão de pessoas nas organizações: o talento humano na sociedade da informação. São Paulo: Atlas, 2014
BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CAMPOS, D. C. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008.
DUTRA, J.S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
MASCARENHAS, A.O. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage, 2008.

Essa pergunta também está no material:

PPC_Qualidade_Concomitante
80 pág.

Gestão da Qualidade Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O quadro 9 apresenta a ementa e bibliografia básica e complementar da disciplina de Gestão de Pessoas do curso Técnico em Qualidade Concomitante, no 1° semestre. A disciplina aborda a evolução da gestão de pessoas e processos básicos da área, planejamento de recursos humanos, estruturação de cargos, carreira e remuneração, recrutamento e seleção, capacitação de pessoal, avaliação de desempenho, relações de trabalho, clima organizacional e indicadores de RH. A bibliografia básica é composta pelos livros "Psicologia aplicada à administração: uma abordagem interdisciplinar" de M. A. F. Aguiar, "Gestão de pessoas: perspectivas estratégicas" de L. G. Albuquerque e N. P. Leite e "Comprometimento organizacional" de A. V. B. Bastos, M. M. M. Siqueira, C. A. F. Medeiros e I. G. Menezes. A bibliografia complementar é composta pelos livros "Gestão de pessoas nas organizações: o talento humano na sociedade da informação" de U. F. Barbieri, "Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional" de C. W. Bergamini, "Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos" de D. C. Campos, "Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna" de J. S. Dutra e "Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica" de A. O. Mascarenhas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais