Buscar

1.   Pensar a relação da Psicologia e do Serviço Social com a educação é uma tarefa que tem ocupado parcela significativa desses profissionais, gru...

1.   Pensar a relação da Psicologia e do Serviço Social com a educação é uma tarefa que tem ocupado parcela significativa desses profissionais, grupos de pesquisa e extensão, equipes e coletivos de profissionais com diferentes inserções no campo das políticas sociais e, sobretudo, aqueles que cotidianamente constroem essa relação em função de uma atividade laborativa inserida nos estabelecimentos que implementam a política de educação, ou que requer uma articulação com os mesmos. A Lei n. 13.935/19 estabelece, em seu art. 1º, que “as redes públicas de educação básica contarão com serviços de Psicologia e de Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais”. 

Considerando a atuação de assistentes sociais na política de educação, avalie as afirmações a seguir.

 

 I. A prática da(o) assistente social e psicóloga(o) na educação busca efetivar a democratização do acesso e a permanência dos estudantes nas instituições escolares.

 II. As(Os) profissionais de Serviço Social e psicologia, como uma equipe interprofissional, devem atuar na mobilização da família e da comunidade escolar para garantir o direito à educação. 

III. As demandas apresentadas às(aos) profissionais de Psicologia e de Serviço Social em relação à educação estão circunscritas aos estabelecimentos de educação formal voltados à população em situação de pobreza.

IV. As(Os) profissionais de Serviço Social atuam no desvelamento e na intervenção para o enfrentamento das diversas expressões da questão social no contexto escolar. 

 

É correto apenas o que se afirmar em:

a.

I e II.

b.

I e III.

c.

III e IV.

d.

I, II e IV.

e.

II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d", ou seja, apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais