Buscar

Face ao elevado percentual sobre o salário nominal pago aos empregados, é de fundamental importância cada empresa avaliar, periodicamente, o valor ...

Face ao elevado percentual sobre o salário nominal pago aos empregados, é de fundamental importância cada empresa avaliar, periodicamente, o valor dos encargos sociais a ser previsto nos orçamentos das obras.

Deverão ser consideradas algumas peculiaridades de cada empresa que afetam o custo das leis sociais, isto é, rotatividade média da mão-de-obra, percentual de funcionários que obtém o aviso prévio indenizado etc. A taxa de leis sociais deve ser calculada em função da forma de contratação dos profissionais, o que pode ser atestado através da carteira de trabalho do profissional. Com base nos tipos de contratação, julgue as afirmativas a seguir.

 VF Mensalistas - os valores dos próprios salários já incorporam alguns itens de custo, tais como, o repouso semanal remunerado e os feriados já incluídos nas leis sociais. Para este caso, considera-se um total de 176 horas de trabalho por mês (20 dias úteis por mês x 8,8 horas de trabalho por dia).

 VF Horistas - não existe nenhum encargo embutido no salário hora, portanto, devem ser considerados no percentual de encargos sociais tanto o repouso semanal remunerado quanto os feriados que são pagos aos empregados complementarmente. Por lei considera-se 220 horas de trabalho por mês, sendo 44 horas de trabalho por semana mais 8 horas de repouso semanal remunerado (domingo).

 VF Horistas - existe diversos encargo embutido no salário hora, portanto, não devem ser considerados no percentual de encargos sociais tanto o repouso semanal remunerado quanto os feriados que são pagos aos empregados complementarmente.

 VF Mensalistas - os valores dos próprios salários não incorporam o repouso semanal remunerado e os feriados já incluídos nas leis sociais. Para este caso, considera-se um total de 250 horas de trabalho por mês (25 dias úteis por mês x 10 horas de trabalho por dia).