Buscar

Sobre o sujeito e as definições dele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A definição de que o sujeito é o termo da...

Sobre o sujeito e as definições dele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A definição de que o sujeito é o termo da oração que concorda com o verbo deixa de ser verdadeira em uma oração como “Nós vai embora”, dita no português coloquial, por exemplo, uma vez que mesmo com a falta de concordância, ainda há um sujeito, “nós”.
( ) O sujeito pode ser definido como aquele que pratica a ação do verbo, como se vê em “A menina foi julgada pela juíza”.
( ) Outra definição de sujeito pode se referir a um conceito relacionado ao domínio interno do sintagma nominal, como podemos observar quanto à sua posição, ao lado esquerdo do verbo em: “Na serra catarinense, neva às vezes”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

a) A
b) B
c) C
d) D

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II Língua Portuguesa Sintaxe da Frase ao Texto
8 pág.

Sintaxe Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) F - F - V. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois mesmo com a falta de concordância, ainda há um sujeito, “nós”. Logo, a definição de que o sujeito é o termo da oração que concorda com o verbo continua sendo verdadeira. - A segunda sentença é falsa, pois nem sempre o sujeito é aquele que pratica a ação do verbo. Em muitos casos, o sujeito pode ser aquele que sofre a ação do verbo ou até mesmo não ter relação direta com o verbo. - A terceira sentença é verdadeira, pois o sujeito pode ser definido como um conceito relacionado ao domínio interno do sintagma nominal, como sua posição em relação ao verbo. Portanto, a sequência correta é F - F - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais