Buscar

Assim como as demais ciências nasceram no bojo da reflexão filosófica, também a Pedagogia se achava intimamente ligada à Filosofia, já que os filós...

Assim como as demais ciências nasceram no bojo da reflexão filosófica, também a Pedagogia se achava intimamente ligada à Filosofia, já que os filósofos também discutiam educação. Dessa forma, pergunta -se: Qual a importância da Filosofia para a Pedagogia?

Investigar o ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos realizados.
Refletir sobre a natureza e as características do valor. Sendo que os juízos de valor podem ser de vários tipos: éticos, estéticos, políticos, religiosos, pragmáticos, etc.
Refletir sobre a linguagem como elemento estruturador que explica a relação do ser humano com a realidade.
Nenhuma das alternativas acima
Investigar a concepção de ser humano a partir do que o ser humano é e refletir sobre aquilo que o professor acredita e pensa que ele deve ser.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando aprendizados
6 pág.

Filosofia da Educação Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A importância da Filosofia para a Pedagogia está relacionada à reflexão crítica sobre a educação e a formação humana. Através da Filosofia, é possível investigar a concepção de ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos realizados. Além disso, a Filosofia permite refletir sobre a natureza e as características do valor, bem como sobre a linguagem como elemento estruturador que explica a relação do ser humano com a realidade. Dessa forma, a Filosofia é fundamental para a Pedagogia, pois possibilita uma reflexão crítica e aprofundada sobre a educação e a formação humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais