Buscar

AV FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Pedagogia EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0343_AV_201512226459 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512226459 - ALENE MARIA DOS SANTOS
	Professor:
	LUIZ FERNANDO CONDE SANGENIS
	Turma: 9012/AD
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 15/06/2016 14:00:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201512292716)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	"Os cursos de pedagogia e licenciatura devem proporcionar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional" (ARANHA, 2006, p. 44). Destaque os três aspectos que são de suma importância na formação do professor/a e disserte de maneira sucinta sobre cada um deles:
		
	
Resposta: O professor deve ser: transformador, crítico e construtivista.Pois tendo todos esses aspectos será um ótimo professor para os seus alunos.
	
Gabarito:
- Qualificação - o professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo especifico; - Formação pedagógica - a atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa transformar a realidade; - Formação ética e política - o professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
O trabalho docente deve ser refletido à luz das teorias pedagógicas, mas, (re) significadas, sob risco de se submeter à condição de objeto do processo de aprendizagem, o que não significa tomar uma decisão qualquer, amadora, empírica, baseada apenas, na intuição, na prática, a prática pela prática com um fim em si mesmo. Exercício da práxis, refletir na e sobre a prática.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512517164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Bourdieu e Passeron o sistema de ENSINO é um mecanismo fundamental para mascarar as relações de poder, ou seja, trata-se da questão da VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Nesse sentido, explique porque na visão destes autores a escola se constitui um instrumento de violência simbólica.
		
	
Resposta: Pois muitas escolas possuiam tendências pedagógicas voltadas para a imposição de ideias formadas aos alunos, impossibilitando-os de desenvolver seus próprios pensamentos, pois eram obrigados à aprender somente o que era apresentado.
	
Gabarito: Porque reproduz os privilégios existentes na sociedade, beneficiando os já socialmente favorecidos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512276483)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao entendermos a ciência da Pedagogia como práxis pedagógica, ou seja, como um saber intrinsecamente ligado ao compromisso de uma transformação de pessoas e de crítica da cultura, espera-se que o profissional da educação seja um intelectual transformador.
Nesta perspectiva, pergunta-se o que é "Ser um educador intelectual transformador"?
		
	 
	Um professor comprometido com a aprendizagem de todos os seus alunos e que entenda que a escola é um local apolítico.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Entender que as suposições acerca da aprendizagem, da relação professor-aluno, não precisam ser avaliadas porque já estão definidas pelas diretrizes curriculares nacionais.
	 
	Compreender que as escolas não são espaços neutros de mera instrução, mas carregadas de pressupostos que representam as relações de poder vigentes e convicções pessoais nem sempre explicitadas.
	
	Um especialista em uma área de saber com bastante domínio sobre a sua especialização.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512498364)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os conceitos "natureza" e "cultura" são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer reflexão filosófica a respeito da prática pedagógica. Nesse sentido, marque entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a relação entre esses conceitos considerada ideal para uma prática pedagógica crítica e construtivista.
		
	
	Não cabe a prática pedagógica refletir sobre a relação entre a natureza e a cultura; a sua função é reproduzir os conteúdos definidos como curriculares.
	 
	O comportamento humano não movido pela natureza, mas sim por valores construídos socialmente. Portanto, é o objetivo da prática pedagógica formar o sujeito, consciente e inconscientemente, para o convívio social, já que ele não é naturalmente apto a isso.
	
	O comportamento humano é movido por pulsões instintivas, o que limita toda prática pedagógica já que uma vez sendo instintivamente violento, o sujeito não pode ser transformado pela intervenção formativa.
	
	A prática pedagógica não precisa se preocupar com os instintos já que ela é a única ação formatica que o sujeito trava contato ao longo da sua vida.
	 
	A prática pedagógica precisa levar sempre em conta os comportamentos dos pais dos alunos porque alguns comportamentos podem ser vistos como herança genética. Nesse sentido, existem alguns aspectos da natureza do aluno que não podem ser modificados pela prática pedagógica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512274895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o pensamento crítico todos os aspectos da prática educativa estão vulneráveis à ideologia. Analise os enunciados que indicam a vulnerabilidade ideológica da escola:
I. Indicação do Diretor por critério político.
II. Definição de um Projeto Político Pedagógico Participativo que envolva toda a escola.
III. A cobrança de planos burocráticos pelos coordenadores.
IV. Definição de objetivos claros quanto á concepção de homem a orientar a formação.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e IV estão corretos
	 
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512425152)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No século XIX, o Estado Moderno na tentativa de criar uma unidade em uma sociedade dividida em classes sociais, adotou:
		
	 
	A ideologia nacional com a finalidade de superar as desigualdades sociais e promover a autonomia intelectual do trabalho.
	
	A ideologia regionalista com a finalidade de propiciar uma identidade específica em cada região que compõe o território nacional.
	 
	A ideologia do nacional com a finalidade de desenvolver no cidadão, do novo modelo de sociedade, o sentimento de pertencimento à nação, ou seja, uma religião cívica do patriotismo.
	
	A ideologia do proletariado, ou seja, de uma visão que decorria dos interesses e necessidades da classe trabalhadora.
	
	A ideologia regional de acordo com os interesses e necessidades dos partidos políticos. Desta forma condenava a ideologia nacionalista.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512431708)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Pioneiros da Educação Nova, dentre os quais se destaca Anísio Teixeira, influenciaram muito a educação brasileira, originando a denominada "Escola Nova" em nosso país, com sua ênfase na dimensão metodológica.
Podemos dizer que o aluno na escola nova é:
		
	 
	4. incentivado à pesquisa e a busca por si mesmo dos conhecimentos tornando- se sujeito e centro da aprendizagem
	
	2. estimulado a esforçar-se através de recursos pedagógicos previamente definidos por um planejamento sistêmico de mensuração de comportamentos controlados por testes.
	
	1. convidado a dominar conteúdos científicos já armazenados através da memorização e assim desenvolver uma consciência crítica
	
	3. convocado a desenvolver o conhecimento através de manuais e módulos de auto-instrução que visam objetivos e habilidades que levam à competência técnica
	
	5. considerado um ser passivo e um mero receptor do conhecimento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512431754)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito de violência simbólica de Bourdieu e Passeron é correto afirmar que:
		
	
	4. A violênciasimbólica é exercida pelas classes menos favorecidas como forma de resistência à dominação dos grupos ou classes dominantes da sociedade capitalista.
	
	3. A violência simbólica ocorre apenas no interior do aparelho do Estado e não afeta as relações sociais, principalmente as relações pedagógicas.
	
	5. A violência simbólica é exercida como instrumento de equalização social, ou seja, de superação da marginalidade social típica da sociedade dividida em classes sociais.
	 
	2. A violência simbólica é exercida pelo poder de imposição das ideias transmitidas por meio da comunicação cultural, da doutrinação religiosa e política, das práticas esportivas e da educação escolar.
	
	1. A violência simbólica é exercida pelo poder democrático, deliberado pelos cidadãos de uma estrutura social baseada na igualdade real entre os homens.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512989668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo as tendências libertárias de educação, na relação professor-aluno, o professor é um orientador, ou seja, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Marque a única alternativa que não está de acordo com o modo de agir do professor que adota essas tendências.
		
	
	Auxiliar o desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos.
	
	Ajudar o grupo a se desenvolver na autogestão.
	
	Ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação e observação.
	
	Atuar como facilitador da aprendizagem.
	 
	Prescrever todas as atividades escolares, encarregando-se de realizar os exames individuais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512274859)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a proposta de educação de pública, laica, gratuita e de qualidade para todos, que se desenhou a partir da Constituição Nacional de 1988, é correto afirmar que:
I. Destacaram-se como defensores desta proposta, no âmbito do Estado "stricto sensu", o Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), a UNIDME (União Nacional dos dirigentes Municipais em Educação) e ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior).
II. O compromisso do empresariado nacional para a elaboração e implantação deste projeto em todo o território nacional.
III. O envolvimento dos meios de comunicação de massa na elaboração e implantação deste projeto.
IV. O envolvimento das centrais sindicais, tais como: a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e CGT (Central Geral dos Trabalhadores).
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos.
	 
	Somente os enunciados I e IV estão corretos.
	
	Somente o enunciado III está correto

Continue navegando