Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “É a coerência que faz com que uma sequência linguística qualquer seja vista como um texto, porque é a coerência, através de vários fatores, que permite estabelecer relações (sintático-gramaticais, semânticas e pragmáticas) entre os elementos da sequência.” Fonte: KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2003. p. 45. A partir da leitura do excerto e considerando o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as condições de coerência a seguir e associe-as com os exemplos nas quais estão representadas. 1) Falta coerência semântica. 2) Falta coerência sintática. 3) Falta coerência estilística. 4) Falta coerência pragmática. ( ) Se o emissor declarar: “A alegria onde senti foi imensa”. ( ) Se o emissor declarar: “A professora aspirou o aluno”. ( ) Se o emissor, numa situação formal, declarar: “Infelizmente, a vaca foi pro brejo!”. ( ) Se o emissor, ao responder se aceita sua noiva como legítima esposa, declarar: “Fiz uma ótima refeição na hora do almoço”. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) 4, 2, 3, 1.
b) 4, 3, 1, 2.
c) 3, 1, 4, 2.
d) 1, 2, 4, 3.
e) 2, 1, 3, 4.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das declarações e associá-las às falhas de coerência mencionadas: 1) Falta coerência semântica: A frase não faz sentido em relação ao significado das palavras. - Exemplo: “A alegria onde senti foi imensa.” (A expressão "onde senti" não se encaixa bem com "alegria", gerando confusão semântica.) 2) Falta coerência sintática: A estrutura da frase está incorreta ou confusa. - Exemplo: “A professora aspirou o aluno.” (A palavra "aspirou" não é usada corretamente, gerando uma confusão sintática.) 3) Falta coerência estilística: O estilo da comunicação não é apropriado para a situação. - Exemplo: “Infelizmente, a vaca foi pro brejo!” (Essa expressão é coloquial e não se encaixa em um contexto formal.) 4) Falta coerência pragmática: A resposta não é adequada ao contexto da conversa. - Exemplo: “Fiz uma ótima refeição na hora do almoço.” (Essa resposta não se relaciona com a pergunta sobre aceitar a noiva como legítima esposa.) Agora, vamos associar as falhas de coerência aos exemplos: - ( ) “A alegria onde senti foi imensa.” → 1) Falta coerência semântica. - ( ) “A professora aspirou o aluno.” → 2) Falta coerência sintática. - ( ) “Infelizmente, a vaca foi pro brejo!” → 3) Falta coerência estilística. - ( ) “Fiz uma ótima refeição na hora do almoço.” → 4) Falta coerência pragmática. Portanto, a sequência correta é: 1, 2, 3, 4. Assim, a alternativa correta é: d) 1, 2, 4, 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) 4, 3, 1, 2. Explicação: - Na frase "A alegria onde senti foi imensa", há falta de coerência semântica, pois a palavra "onde" não faz sentido no contexto da frase. - Na frase "A professora aspirou o aluno", há falta de coerência sintática, pois a construção da frase não está correta. - Na frase "Infelizmente, a vaca foi pro brejo!", há falta de coerência estilística, pois a expressão "a vaca foi pro brejo" é informal e não condiz com uma situação formal. - Na frase "Fiz uma ótima refeição na hora do almoço", há falta de coerência pragmática, pois a resposta não está relacionada com a pergunta feita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir: “Em Linguística, sobre coerência textual, encontramos: ‘propriedade essencial de um texto que permite percebê-lo como um todo e que depende das relações de sentido que se estabelecem explicitamente entre as palavras, o texto e a situação em que é produzido’.” Fonte: COERÊNCIA. In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2019. (Adaptado). A partir da leitura do trecho acima e considerando o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir sobre as informações relativas aos tipos de coerência. I. A coerência estilística tem relação com a observação dos níveis de linguagem e o contexto em que os textos são produzidos. II. A coerência genérica tem relação com as condições observadas entre a sequência dos atos de fala e a situação comunicativa. III. A coerência pragmática tem relação com a escolha do gênero textual de acordo com a intenção comunicativa. IV. A coerência sintática tem relação com o uso de recursos fornecidos pela língua, como o uso de pronomes. Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.
b) III e IV.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) II e III.

A verossimilhança externa, correspondendo à realidade circundante. II. O texto apresenta verossimilhança interna, correspondendo a elementos específicos do texto. III. O texto apresenta incoerência para os interlocutores, já que é inverossímil de acordo com os elementos do texto e sua organização. IV. O texto apresenta concatenação e relação lógica entre suas ideias, ocorrendo verossimilhança interna. Está correto apenas o que se afirma em:

I e III.
III e IV.
I e II.
II e III.
Correta: II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina