Buscar

A poesia de João Cabral de Melo Neto, escritor pernambucano, problematiza desigualdades sociais que acabaram por se atualizar nos dias de hoje. A s...

  1. A poesia de João Cabral de Melo Neto, escritor pernambucano, problematiza desigualdades sociais que acabaram por se atualizar nos dias de hoje. 

  2. A seguir, observe um trecho do poema “Cemitério Pernambucano” (Nossa Senhora da Luz) e uma síntese do artigo “É cemitério: morte, pobreza e os cemitérios cabralinos vistos no contexto da pandemia de COVID”, escrito pela professora e pesquisadora Marise Hansen. 

  3. Texto 1
  4. Nesta terra ninguém jaz,
  5. pois também não jaz um rio
  6. noutro rio, nem o mar
  7. é cemitério de rios. 
  8. [...] 
  9. Mortos ao ar-livre, que eram,
  10. hoje à terra-livre estão.
  11. São tão da terra que a terra
  12. nem sente sua intrusão.

  13. MELO NETO, J. C. de. Obra completa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 170. (Série Brasileira).

  14. Texto 2
  15. A poesia de João Cabral de Melo Neto é problematizadora das realidades da vida, mesmo as mais difíceis de serem tratadas, como a morte. Lembrando que, historicamente, os cemitérios passaram a ser construídos longe dos centros das cidades, como medida sanitária diante de possíveis doenças, mas, também, como medida estética. A imagem dos cemitérios presente em diversos de seus poemas levam à reflexão acerca de outra realidade ocorrida recentemente, qual seja, o período da pandemia de COVID-19, no qual isolar doentes, isolar pessoas e até isolar os problemas se tornou a realidade cotidiana. Vale destacar que as imagens com as quais João Cabral de Melo Neto, em seus poemas, relacionam a temática da morte, são, por vezes, metafóricas, como o faz ao mencionar o mar. Baseado no texto-base “É cemitério”: morte, pobreza e os cemitérios cabralinos vistos no contexto da pandemia de COVID, de Marise Hansen.

  16. Diante da leitura dos textos apresentados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  17. I. A imagem do mar associada a um cemitério, no poema de João Cabral de Melo Neto, relaciona-se com a situação da pandemia de COVID, período no qual os hospitais apresentaram imagens de um mar de pessoas doentes. 
  18. PORQUE 
  19. II. Os cemitérios foram afastados dos centros das cidades pelos temores de sua relação com as doenças, do mesmo modo que as pessoas com COVID foram isoladas umas das outras. 

  20. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  21. a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  22. b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  23. c.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  24. d.As asserções I e II são proposições falsas.
  25. e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais