Buscar

Relevante para diferentes reflexões, a saúde tem sido entendida como um processo que permite a compreensão sobre o individual e o social em sua con...

Relevante para diferentes reflexões, a saúde tem sido entendida como um processo que permite a compreensão sobre o individual e o social em sua constituição, envolvendo uma visão sistêmica. Porém, na primeira parte do século XX, a saúde não era compreendida dessa forma. Com relação ao modelo biomédico de saúde, assinale a alternativa correta:

a) Segundo o modelo biomédico, a saúde vai além da ausência de doenças.
b) O modelo biomédico tem como base a doutrina cartesiana do dualismo mente-corpo, que os considera como entidades separadas e autônomas que interagem de forma mínima.
c) O modelo biomédico de saúde sustenta que a doença nem sempre tem causas apenas biológicas.
d) De acordo com o modelo biomédico, as variáveis sociais e comportamentais na doença são compreendidas como os fatores que podem auxiliar a explicação da doença, mas não podem ser a causa desta.
e) De acordo com o modelo biomédico, as variáveis sociais e comportamentais na doença são compreendidas como os fatores que podem auxiliar a explicação da doença, mas não podem ser a causa desta.

Essa pergunta também está no material:

Estácio_ Alunos(4)
4 pág.

Relacionamento e Comunicação em Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) O modelo biomédico tem como base a doutrina cartesiana do dualismo mente-corpo, que os considera como entidades separadas e autônomas que interagem de forma mínima. O modelo biomédico de saúde é centrado na doença e tem como objetivo a cura ou o controle dos sintomas, e não a promoção da saúde. Ele se baseia em uma visão reducionista e fragmentada do ser humano, que considera o corpo como uma máquina e a doença como um problema exclusivamente biológico, desconsiderando os aspectos psicológicos, sociais e culturais envolvidos na saúde e na doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais