Buscar

5) Qual ou quais problema(s) pode ocasionar a impermeabilização do solo? R: A impermeabilização do solo pode ocasionar vários problemas, incluindo:...

5) Qual ou quais problema(s) pode ocasionar a impermeabilização do solo?
R: A impermeabilização do solo pode ocasionar vários problemas, incluindo:
1. Inundações: Quando o solo não consegue absorver a água da chuva devido à impermeabilização, pode ocorrer o acúmulo de água em superfície, levando a inundações em áreas urbanas.
2. Erosão do solo: A impermeabilização impede que a água da chuva penetre no solo, o que pode aumentar a erosão do solo, já que a água tende a correr em superfície, carregando consigo partículas do solo.
3. Diminuição da recarga de aquíferos: A impermeabilização reduz a quantidade de água que pode infiltrar no solo e recarregar os aquíferos subterrâneos, o que pode levar à diminuição do nível da água em poços e nascentes.
4. Aumento da temperatura urbana: Superfícies impermeáveis, como asfalto e concreto, retêm o calor, contribuindo para o fenômeno conhecido como "ilha de calor urbana", onde as áreas urbanas são significativamente mais quentes do que as áreas rurais circundantes.
5. Redução da biodiversidade: A impermeabilização do solo pode destruir ou fragmentar habitats naturais, reduzindo a biodiversidade e afetando a flora e a fauna locais. Isso ocorre especialmente em áreas onde a vegetação é removida para dar lugar a construções e pavimentações.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Prática Final - Planejamento urbano e ambiental
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é que a impermeabilização do solo pode ocasionar vários problemas, incluindo: 1. Inundações: Quando o solo não consegue absorver a água da chuva devido à impermeabilização, pode ocorrer o acúmulo de água em superfície, levando a inundações em áreas urbanas. 2. Erosão do solo: A impermeabilização impede que a água da chuva penetre no solo, o que pode aumentar a erosão do solo, já que a água tende a correr em superfície, carregando consigo partículas do solo. 3. Diminuição da recarga de aquíferos: A impermeabilização reduz a quantidade de água que pode infiltrar no solo e recarregar os aquíferos subterrâneos, o que pode levar à diminuição do nível da água em poços e nascentes. 4. Aumento da temperatura urbana: Superfícies impermeáveis, como asfalto e concreto, retêm o calor, contribuindo para o fenômeno conhecido como "ilha de calor urbana", onde as áreas urbanas são significativamente mais quentes do que as áreas rurais circundantes. 5. Redução da biodiversidade: A impermeabilização do solo pode destruir ou fragmentar habitats naturais, reduzindo a biodiversidade e afetando a flora e a fauna locais. Isso ocorre especialmente em áreas onde a vegetação é removida para dar lugar a construções e pavimentações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais