Buscar

5. A Proposta Triangular ou Abordagem Triangular é um referencial metodológico utilizado no processo de ensino e de aprendizagem de Arte. Foi siste...

5. A Proposta Triangular ou Abordagem Triangular é um referencial metodológico utilizado no processo de ensino e de aprendizagem de Arte. Foi sistematizada aqui no Brasil pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que estruturou a proposta por eixos de ações, que consistem em: contextualizar (História da Arte), produzir (produção artística) e ler (leitura de imagem). Partindo deste pressuposto acerca dos eixos de ações da Proposta Triangular, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio da leitura de imagem, os estudantes podem visualizar as obras de arte, interpretando-as, ou outras imagens, desenvolvendo, desta maneira, sua capacidade de julgamento crítico.
II- A contextualização possibilita aos estudantes compreenderem a trajetória histórica, social e ideológica das obras de arte, relacionando a obra com a realidade social.
III- A produção artística é o momento em que os estudantes podem deixar transparecer sua criatividade, é o momento de produzir, de criação.
IV- Os três eixos sistematizados por Ana Mae Barbosa seguem uma ordem sequencial e, por isso, o professor deve utilizá-los desta maneira, ou seja: 1º Leitura de Imagem, 2º Contextualização e 3º Produção artística.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

7 pág.

Metodologia do Ensino de Artes Visuais Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) As sentenças I, III e IV estão corretas." A Proposta Triangular ou Abordagem Triangular é um referencial metodológico utilizado no processo de ensino e de aprendizagem de Arte, que consiste em três eixos de ações: contextualizar (História da Arte), produzir (produção artística) e ler (leitura de imagem). A partir disso, podemos analisar as sentenças apresentadas: - A sentença I está correta, pois a leitura de imagem é uma das ações da Proposta Triangular e permite que os estudantes interpretem as obras de arte, desenvolvendo sua capacidade de julgamento crítico. - A sentença II não está presente nas opções de resposta. - A sentença III está correta, pois a produção artística é um dos eixos da Proposta Triangular e permite que os estudantes expressem sua criatividade. - A sentença IV está correta, pois os três eixos da Proposta Triangular seguem uma ordem sequencial e devem ser utilizados nessa ordem pelo professor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais