Buscar

A importância da atuação preventiva Um fator importante da nutrição clínica, é que ela atua não apenas tratando patologias, mas também as prevenind...

A importância da atuação preventiva
Um fator importante da nutrição clínica, é que ela atua não apenas tratando patologias, mas também as prevenindo.
Essa prevenção é extremamente benéfica, auxiliando muito a população que assim pode desfrutar de uma vida com mais saúde e disposição, além das instituições conseguirem economizar recursos para aplicar em outras áreas que mais precisam.
Um nutricionista clínico, ao interferir precocemente, é extremamente fundamental, pois evita que pacientes não alcancem a um estágio avançado de suas doenças, dessa forma, reduzindo o sofrimento deles e de todos entes familiares.
Assim, a nutrição clínica é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar de toda a população, além de proporcionar economia aos agentes que atuam diretamente no ramo da saúde.
Nutrição clínica hospitalar
A nutrição clínica hospital, área muito importante dentro da nutrição clínica, que está normalmente associada a uma equipe multidisciplinar, o nutricionista atua acompanhamento dos hábitos alimentares de paciente, tratando e prevendo doenças.
Nutrição Clínica Hospitalar é a área responsável pela avaliação nutricional e o acompanhamento dos pacientes internados tanto crianças, como adultos . O nutricionista se faz importante em todas a unidades de internação de um hospital, como CTI e UTI.
Parca que o paciente receba seu cardápio de acordo com suas necessidades, devem ser levadas em consideração todas as recomendações de toda a equipe médica, sempre em atenção a restrição ou a suplementação de algum nutriente em específico. Como exemplo, podemos destacar o nutriente Ferro, um paciente com quadro de anemia é recomendada a ingestão de alimentos ricos em ferro , como integrantes da dieta deste paciente.
Um desafio grande ao nutricionista, é que além dele cuidar e garantir o suprimento de todas as necessidades nutricionais de um paciente, o sabor da refeição deve ser preservada, de modo que não desestimule o paciente a se alimentar.
Assistência nutricional e dietoterápica em bancos de Leite Humano (BLH)
O nutricionista tem um grande papel, pois ele é o profissional responsável pela alimentação adequada em todas as faixas etárias, inclusive durante a amamentação. O nutricionista deve compreender a anatomia e fisiologia da glândula mamária e do sistema digestivo do lactente, conhecer as técnicas de amamentação, além de saber prevenir e tratar os problemas que podem complicar o processo de amamentação. Um fator importante é sempre estimular a mãe a amamentar, pois a amamentação é o primeiro passo para a qualidade de vida do lactente.
O nutricionista deve prestar suporte nutricional a mãe durante desde o pré- natal, parte, puerpério e primeira infância. Apesar da lactação ser um processo natural, o aleitamento materno requer uma destreza, que às vezes, deve ser aprendida tanto pela nutriz como pelo lactente.
Atribuições Específicas ao Nutricionista em Bancos de Leite Humano, Segundo a Resolução Cfn Nº200/1998.
1. Incentivar o aleitamento materno.
2. Promover campanhas para captar doadoras de leite humano, divulgando as atividades do Banco de Leite Humano.
3. Garantir a qualidade higiênico-sanitária do leite humano, desde a coleta até a distribuição.
4. Estabelecer controle quantitativo do leite humano coletado e distribuído.
5. Promover orientação, educação e assistência alimentar e nutricional ás mães.
6. Promover orientação e educação alimentar e nutricional a família e comunidade.
7. Participar do planejamento e execução de programas de treinamento para pessoal técnico e auxiliar.
8. Integrar a equipe transdisciplinar com participação plena na atenção prestada ao cliente.
9. Desenvolver estudos e pesquisas relacionados à sua área de atuação.
10. Colaborar com autoridades de fiscalização profissional e/ou sanitária.
11. Colaborar na formação de profissionais na área de saúde, orientando estágio e participando de programas de treinamento.
12. Efetuar controle periódico dos trabalhos executados.
RESUMINDO
E então? Gostou do que lhe mostramos? Aprendeu mesmo tudinho? Agora, só para termos certeza de que você realmente entendeu o tema de estudo deste capítulo, vamos resumir tudo o que vimos. Você deve ter aprendido Você deve ter aprendido que a nutrição clínica é muito importante, o nutricionista pode atuar em diversas áreas, em consultórios, ambulatórios e hospitais, mas sempre atuando seguindo as etapas do atendimento em nutrição clínica. A nutrição clínica surgiu diante dos problemas de saúde que a população sofre devido alimentação, a nutrição clínica contribui para um melhor resultado e uma melhor qualidade de vida das pessoas, tendo em vista que a alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários ao organismo proporciona uma série de benefícios desde a redução de tempo nas cicatrização das feridas, até a redução do período de internação hospitalar. Vimos também que o nutricionista atua não apenas tratando doenças, mas sim as prevenindo e mantendo o bem estar da população. Por fim, vimos que o nutricionista tem um grande papel na assistência nutricional e dietoterápica em bancos de leite, atuando desde o pré- natal até a primeira infância.
Gostou do conteúdo estudado?
Animado para a próxima unidade?
Nutrição em Alimentação coletiva
OBJETIVO
Ao término deste capítulo você será capaz de entender um a respeito da área de nutrição em alimentação coletiva. E então? Motivado para desenvolver esta competência? Então vamos lá. Avante!
Alimentação coletiva
O nutricionista de alimentação coletiva atua planejando e controlando a qualidade das refeições, treinando funcionários, administrando custos e desenvolvendo documentos ( APPPCC, manual de boas práticas e POPs).
O nutricionista também pode atuar como responsável técnico, supervisionando e avaliando os serviços prestados por unidade de alimentação e nutrição. A área de atuação é extensa, podendo ser em locais como: restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência.
De acordo com o CFN, a área da alimentação coletiva pode ser dividida em sub áreas sendo:
Segmento - Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Institucional (pública e privada):
Subsegmento - Serviços de alimentação coletiva (autogestão e concessão) em: empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissarias, unidades prisionais, hospitais, clínicas em geral, hospital-dia, Unidades de Pronto Atendimento e fê de Eventos.
Subsegmento - Serviço Ambulante de Alimentação.
SAIBA MAIS
Quer se

Essa pergunta também está no material:

EBOOK_Introdução a Profissão_Nutrição_Completo_TELESAPIENS_Versão Digital_V4
153 pág.

Introdução à Profissão - Nutrição Faculdade Maurício de Nassau de AracajuFaculdade Maurício de Nassau de Aracaju

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A atuação preventiva é um fator importante da nutrição clínica, pois ela não apenas trata patologias, mas também as previne. Isso é extremamente benéfico, pois ajuda a população a desfrutar de uma vida mais saudável e com mais disposição, além de economizar recursos para aplicar em outras áreas que mais precisam. O nutricionista clínico é fundamental para evitar que pacientes não alcancem um estágio avançado de suas doenças, reduzindo o sofrimento deles e de seus familiares. A nutrição clínica hospitalar é uma área importante dentro da nutrição clínica, que está normalmente associada a uma equipe multidisciplinar. O nutricionista atua no acompanhamento dos hábitos alimentares do paciente, tratando e prevenindo doenças. A nutrição clínica hospitalar é responsável pela avaliação nutricional e acompanhamento dos pacientes internados, tanto crianças como adultos, em todas as unidades de internação de um hospital, como CTI e UTI. O nutricionista deve garantir que o paciente receba seu cardápio de acordo com suas necessidades, levando em consideração todas as recomendações da equipe médica, sempre em atenção à restrição ou suplementação de algum nutriente em específico. Um desafio grande ao nutricionista é garantir que o sabor da refeição seja preservado, de modo que não desestimule o paciente a se alimentar. O nutricionista tem um grande papel na assistência nutricional e dietoterápica em bancos de leite humano, atuando desde o pré-natal até a primeira infância. Ele é o profissional responsável pela alimentação adequada em todas as faixas etárias, inclusive durante a amamentação. O nutricionista deve compreender a anatomia e fisiologia da glândula mamária e do sistema digestivo do lactente, conhecer as técnicas de amamentação, além de saber prevenir e tratar os problemas que podem complicar o processo de amamentação. O nutricionista tem um grande papel na promoção do aleitamento materno, incentivando a doação de leite humano e garantindo a qualidade higiênico-sanitária do leite humano, desde a coleta até a distribuição. Ele também deve promover orientação, educação e assistência alimentar e nutricional às mães, famílias e comunidades, além de integrar a equipe transdisciplinar com participação plena na atenção prestada ao cliente. Na área de alimentação coletiva, o nutricionista atua planejando e controlando a qualidade das refeições, treinando funcionários, administrando custos e desenvolvendo documentos (APPPCC, manual de boas práticas e POPs). Ele também pode atuar como responsável técnico, supervisionando e avaliando os serviços prestados por unidade de alimentação e nutrição. A área de atuação é extensa, podendo ser em locais como: restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais