Buscar

Considerando as afirmacoes de Darcy Ribeiro, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de formação do povo brasileiro. Por conta do...

Considerando as afirmacoes de Darcy Ribeiro, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de formação do povo brasileiro.
Por conta do estereótipo construído de que o povo brasileiro seria um povo violento, historicamente, a sociedade brasileira foi constituída por meio do encontro pacífico entre as culturas europeia, indígena e africana.
Os indígenas, no período da colonização, dizimaram os povos europeus que descobriram o Brasil, abusando e violentando as pessoas que desembarcavam no país, assim como escravizando-os.
A diversidade brasileira é resultado da constituição pacífica entre os diferentes povos que colonizaram o Brasil, expandindo as suas sociedades e assimilando a cultura indígena e africana na sua formação.
A violência é um traço constitutivo da identidade brasileira, entretanto, na contemporaneidade, as diferentes violências estão diminuindo e dando lugar a uma identidade da sociedade brasileira pacífica e inclusiva
Apesar do estereótipo construído de que o povo brasileiro seria um povo pacífico, historicamente, a sociedade brasileira foi constituída por meio de uma cultura violenta, ainda presente na contemporaneidade.
A+
A
A-

Essa pergunta também está no material:

Teste_ Atividade 3 educação e sexualidade
8 pág.

Pedagogia Integrada Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A diversidade brasileira é resultado da constituição pacífica entre os diferentes povos que colonizaram o Brasil, expandindo as suas sociedades e assimilando a cultura indígena e africana na sua formação." Essa alternativa está de acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, que defendia a tese de que o povo brasileiro foi formado a partir da miscigenação entre as culturas indígena, europeia e africana, em um processo de encontro pacífico e de assimilação cultural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais